0,00 €

Nenhum produto no carrinho.

0,00 €

Nenhum produto no carrinho.

Home Loja A1 - DIDÁTICAS E METODOLOGIAS English For Young Learners using ICTs – O Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico e as TIC (1.ª edição)

English For Young Learners using ICTs – O Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico e as TIC (1.ª edição)

65,00 140,00 

A presente ação de formação visa promover o desenvolvimento de estratégias e metodologias de ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico aliadas às Tecnologias de Informação e Comunicação. Serão desenvolvidas propostas de trabalho que incidam sobre os domínios da Compreensão Oral/Listening; da Leitura/ Reading; da Interação Oral/ Spoken Interaction; da Produção Oral/ Spoken Production e da Escrita/Writing.

SKU: FCP067
Data Início

27/02/2021

Data Fim

Duração

25h

Modalidade

Curso

Regime

a Distância

Acreditação

CCPFC/ACC-109810/20

Destinatários

Grupo 120

Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º)
Formador/a

Rita Peixoto

Preço Associado

65.00 €

Preço Não Associado

140.00 €

DataHorário Sessões síncronas
27/02/2021das 9h00 às 13h00
06/03/2021das 9h30 às 11h00
13/03/2021das 9h30 às 11h00
20/03/2021das 9h30 às 11h00
27/03/2021das 9h30 às 11h00
10/04/2021das 9h00 às 13h00

– Compreender a importância do sucesso académico e da motivação dos alunos na aquisição de competências da língua inglesa

– Conhecer e aplicar estratégias inovadoras de ensino nos domínios da Compreensão Oral/Listening; da Leitura/ Reading; da Interação Oral/ Spoken Interaction; da Produção Oral/ Spoken Production e da Escrita/Writing.

– Ser capaz de desenvolver e conhecer ferramentas tecnológicas no ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico.

– Aplicar novas estratégias e metodologias de ensino do Inglês.

– Estimular a conceção de estratégias/atividades diversificadas na área do Inglês e das TIC.

– Refletir e partilhar experiências, dificuldades e estratégias de ensino do Inglês com o uso das TIC.

– Incentivar os docentes para a mudança de práticas.

– Compreender a importâncias da língua inglesa e das TIC em sala de aula e na vida dos alunos.

– Produzir documentos de apoio à função docente.

Módulo 1 – Apresentação da ação (4 horas síncronas)

Apresentação do curso e explicação do seu funcionamento em regime e-learning.

Discussão sobre o plano de conteúdos do curso, a metodologia e os objetivos.

Divulgação dos critérios e instrumentos de avaliação.

Apresentação do cronograma das sessões de trabalho.

Atividade de apresentação dos formandos.

Levantamento de conceções e necessidades formativas.

Apresentação da atividade: “Os desafios do Ensino a Distância e o ensino do Inglês no 1.º Ciclo” (a partir do documento “ROTEIRO: Princípios Orientadores para uma Avaliação Pedagógica em Ensino a Distância (E@D)”); e reflexão conjunta sobre uma nova operacionalização do currículo.

 Módulo 2 – ROTEIRO: Princípios Orientadores para uma Avaliação Pedagógica em Ensino a Distância (E@D) (2,5 horas assíncronas + 1,5 hora síncrona)

Leitura do documento: “ROTEIRO: Princípios Orientadores para uma Avaliação Pedagógica em Ensino a Distância (E@D)”.

Reflexão escrita: Com base na leitura do documento referido, elaborar um texto reflexivo intitulado “Os desafios do Ensino a Distância e o ensino do Inglês do 1.º Ciclo”.

Módulo 3 – Ferramentas tecnológicas (2,5 horas assíncronas + 1,5 hora síncrona)

Exploração de diferentes ferramentas tecnológicas, materiais didáticos e suportes pedagógicos inovadores.

Exploração do blogue: https://english-at-primary-school-check-out-my-students-activities.webnode.pt/

Após a leitura e análise do blogue mencionado, construir um texto reflexivo com o seguinte tema: “Vantagens da construção de um blogue na aula de Inglês do 1.º Ciclo”.

 Módulo 4 – Domínios na aprendizagem da língua inglesa (2,5 horas assíncronas + 1,5 hora síncrona)

A motivação na aula de Inglês e os cinco domínios na aprendizagem da língua inglesa, Compreensão Oral/Listening; Leitura/ Reading; Interação Oral/ Spoken Interaction; Produção Oral/ Spoken Production e da Escrita/Writing.

Desenvolver um plano de aula para uma turma de 3.º ou 4.º anos de escolaridade no qual se trabalhem pelo menos três dos seguintes domínios da língua inglesa: Compreensão Oral/Listening; Leitura/ Reading; Interação Oral/ Spoken Interaction; Produção Oral/ Spoken Production e da Escrita/Writing.

 Módulo 5 – Prática letiva no ensino do Inglês no 1.º ciclo (2,5 horas assíncronas + 1,5 hora síncrona)

Apresentação de documentos teóricos enquadrados na temática “As Tecnologias e o Ensino” (Machado, M.J; Moura, A., Peixoto, R.).

Aplicação dos conteúdos teóricos à prática letiva no ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico.

 Módulo 6 – Apresentação dos trabalhos realizados (1 horas assíncronas + 4 hora síncrona)

Apresentação das tarefas realizadas pelos formandos, partilha de materiais e reflexão conjunta.

Considerações finais sobre o curso;

Processo de avaliação.

Este curso de formação será desenvolvido numa perspetiva teórico/prática, priorizando-se uma vertente essencialmente prática e de reflexão conjunta. Durante a formação vão utilizar-se métodos expositivos e ativos, com recurso a diferentes técnicas pedagógicas potenciadoras da aprendizagem. Nas sessões síncronas, pretende-se proporcionar momentos geradores de interações múltiplas: formadora-formando, formando-formadora e formando-formando, criando-se assim oportunidades de partilha de conhecimento e de experiências. Já nas sessões assíncronas, propõe-se a exploração dos conteúdos do curso do ponto de vista teórico. Esta componente incide sobre cada um dos temas previstos, com a formadora a apresentar o quadro concetual que os sustenta, selecionando documentos e recursos teóricos que permitam o desenvolvimento de um trabalho adequado sob o ponto de vista metodológico e concetualmente rigoroso e coerente. Desenvolvida a fundamentação teórica, procura-se em cada conteúdo/módulo proporcionar aos formandos atividades práticas de exercitação das competências desenvolvidas, articulando-as com as situações vivenciadas na sua atividade pedagógica.

O regime de avaliação dos formandos contempla uma perspetiva formativa, realizada durante a formação, para promover o desenvolvimento das aprendizagens com vista ao ajustamento de processos e estratégias e, no final da formação, uma avaliação sumativa tendo por base uma reflexão final.

Os critérios de avaliação a utilizar incidem nos seguintes parâmetros:

– Realização das tarefas nas sessões – 25%;

– Produção trabalhos e/ou Materiais – 60%.

– Reflexão final – 15%

A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa.

Outras sugestões