Data Início | 27/02/2021 |
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Data Fim | |
Duração | 25h |
Modalidade | Curso |
Regime | a Distância |
Acreditação | CCPFC/ACC-109810/20 |
Destinatários | Grupo 120 |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | |
Formador/a | Rita Peixoto |
Preço Associado | 65.00 € |
Preço Não Associado | 140.00 € |
English For Young Learners using ICTs – O Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico e as TIC (1.ª edição)
A presente ação de formação visa promover o desenvolvimento de estratégias e metodologias de ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico aliadas às Tecnologias de Informação e Comunicação. Serão desenvolvidas propostas de trabalho que incidam sobre os domínios da Compreensão Oral/Listening; da Leitura/ Reading; da Interação Oral/ Spoken Interaction; da Produção Oral/ Spoken Production e da Escrita/Writing.
Data | Horário Sessões síncronas |
27/02/2021 | das 9h00 às 13h00 |
06/03/2021 | das 9h30 às 11h00 |
13/03/2021 | das 9h30 às 11h00 |
20/03/2021 | das 9h30 às 11h00 |
27/03/2021 | das 9h30 às 11h00 |
10/04/2021 | das 9h00 às 13h00 |
– Compreender a importância do sucesso académico e da motivação dos alunos na aquisição de competências da língua inglesa
– Conhecer e aplicar estratégias inovadoras de ensino nos domínios da Compreensão Oral/Listening; da Leitura/ Reading; da Interação Oral/ Spoken Interaction; da Produção Oral/ Spoken Production e da Escrita/Writing.
– Ser capaz de desenvolver e conhecer ferramentas tecnológicas no ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico.
– Aplicar novas estratégias e metodologias de ensino do Inglês.
– Estimular a conceção de estratégias/atividades diversificadas na área do Inglês e das TIC.
– Refletir e partilhar experiências, dificuldades e estratégias de ensino do Inglês com o uso das TIC.
– Incentivar os docentes para a mudança de práticas.
– Compreender a importâncias da língua inglesa e das TIC em sala de aula e na vida dos alunos.
– Produzir documentos de apoio à função docente.
Módulo 1 – Apresentação da ação (4 horas síncronas)
Apresentação do curso e explicação do seu funcionamento em regime e-learning.
Discussão sobre o plano de conteúdos do curso, a metodologia e os objetivos.
Divulgação dos critérios e instrumentos de avaliação.
Apresentação do cronograma das sessões de trabalho.
Atividade de apresentação dos formandos.
Levantamento de conceções e necessidades formativas.
Apresentação da atividade: “Os desafios do Ensino a Distância e o ensino do Inglês no 1.º Ciclo” (a partir do documento “ROTEIRO: Princípios Orientadores para uma Avaliação Pedagógica em Ensino a Distância (E@D)”); e reflexão conjunta sobre uma nova operacionalização do currículo.
Módulo 2 – ROTEIRO: Princípios Orientadores para uma Avaliação Pedagógica em Ensino a Distância (E@D) (2,5 horas assíncronas + 1,5 hora síncrona)
Leitura do documento: “ROTEIRO: Princípios Orientadores para uma Avaliação Pedagógica em Ensino a Distância (E@D)”.
Reflexão escrita: Com base na leitura do documento referido, elaborar um texto reflexivo intitulado “Os desafios do Ensino a Distância e o ensino do Inglês do 1.º Ciclo”.
Módulo 3 – Ferramentas tecnológicas (2,5 horas assíncronas + 1,5 hora síncrona)
Exploração de diferentes ferramentas tecnológicas, materiais didáticos e suportes pedagógicos inovadores.
Exploração do blogue: https://english-at-primary-school-check-out-my-students-activities.webnode.pt/
Após a leitura e análise do blogue mencionado, construir um texto reflexivo com o seguinte tema: “Vantagens da construção de um blogue na aula de Inglês do 1.º Ciclo”.
Módulo 4 – Domínios na aprendizagem da língua inglesa (2,5 horas assíncronas + 1,5 hora síncrona)
A motivação na aula de Inglês e os cinco domínios na aprendizagem da língua inglesa, Compreensão Oral/Listening; Leitura/ Reading; Interação Oral/ Spoken Interaction; Produção Oral/ Spoken Production e da Escrita/Writing.
Desenvolver um plano de aula para uma turma de 3.º ou 4.º anos de escolaridade no qual se trabalhem pelo menos três dos seguintes domínios da língua inglesa: Compreensão Oral/Listening; Leitura/ Reading; Interação Oral/ Spoken Interaction; Produção Oral/ Spoken Production e da Escrita/Writing.
Módulo 5 – Prática letiva no ensino do Inglês no 1.º ciclo (2,5 horas assíncronas + 1,5 hora síncrona)
Apresentação de documentos teóricos enquadrados na temática “As Tecnologias e o Ensino” (Machado, M.J; Moura, A., Peixoto, R.).
Aplicação dos conteúdos teóricos à prática letiva no ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Módulo 6 – Apresentação dos trabalhos realizados (1 horas assíncronas + 4 hora síncrona)
Apresentação das tarefas realizadas pelos formandos, partilha de materiais e reflexão conjunta.
Considerações finais sobre o curso;
Processo de avaliação.
Este curso de formação será desenvolvido numa perspetiva teórico/prática, priorizando-se uma vertente essencialmente prática e de reflexão conjunta. Durante a formação vão utilizar-se métodos expositivos e ativos, com recurso a diferentes técnicas pedagógicas potenciadoras da aprendizagem. Nas sessões síncronas, pretende-se proporcionar momentos geradores de interações múltiplas: formadora-formando, formando-formadora e formando-formando, criando-se assim oportunidades de partilha de conhecimento e de experiências. Já nas sessões assíncronas, propõe-se a exploração dos conteúdos do curso do ponto de vista teórico. Esta componente incide sobre cada um dos temas previstos, com a formadora a apresentar o quadro concetual que os sustenta, selecionando documentos e recursos teóricos que permitam o desenvolvimento de um trabalho adequado sob o ponto de vista metodológico e concetualmente rigoroso e coerente. Desenvolvida a fundamentação teórica, procura-se em cada conteúdo/módulo proporcionar aos formandos atividades práticas de exercitação das competências desenvolvidas, articulando-as com as situações vivenciadas na sua atividade pedagógica.
O regime de avaliação dos formandos contempla uma perspetiva formativa, realizada durante a formação, para promover o desenvolvimento das aprendizagens com vista ao ajustamento de processos e estratégias e, no final da formação, uma avaliação sumativa tendo por base uma reflexão final.
Os critérios de avaliação a utilizar incidem nos seguintes parâmetros:
– Realização das tarefas nas sessões – 25%;
– Produção trabalhos e/ou Materiais – 60%.
– Reflexão final – 15%
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa.