Data Início | 03/11/2020 |
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Data Fim | |
Duração | 25h |
Modalidade | Curso |
Regime | a Distância |
Acreditação | CCPFC/ACC-100119/18 |
Destinatários | Grupos 230 500 |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | Sim |
Formador/a | Julieta Flores |
Preço Associado | 65.00 € |
Preço Não Associado | 140.00 € |
Do Plano ao Espaço com o GeoGebra (7.ª Edição)
Na perspetiva de promover uma organização eficiente do currículo e das planificações, será apresentado o GeoGebra 2D e 3D, com exploração da interação entre geometria, álgebra e funções.
Sessão 1* (on-line assíncrono) – 1 hora – De 3 a 6 de novembro
Sessão 2 (Síncrona) – 4 horas – dia 7 de novembro (Videoconferência 9:00 às 11:00+Moodle)
Sessão 3* (on-line assíncrono) – 2 horas – De 10 a 16 de novembro
Sessão 4* (on-line assíncrono) – 2 horas – De 17 a 23 de novembro
Sessão 5* (on-line assíncrono) – 2 horas – De 24 de novembro a 4 de dezembro
Sessão 6 (Síncrona) – 4 horas – 5 de dezembro (Moodle+Videoconferência das 11:00 às 13:00)
Sessão 7* (on-line assíncrono) – 2 horas – De 5 a 14 de dezembro
Sessão 8* (on-line assíncrono) – 2 horas – De 15 a 22 de dezembro
Sessão 9* (on-line assíncrono) – 2 horas – De 23 a 29 de dezembro
Sessão 10* (Síncrona) – 4 horas – 29 de dezembro (Videoconferência das 9:00 às 13:00)
- Conhecer as funcionalidades do GeoGebra e as suas aplicações no estudo da Geometria, da Álgebra e das Funções.
- Identificar as áreas do Programa de Matemática em que a utilização do GeoGebra permite uma abordagem vantajosa (em termos de eficiência, motivação, gestão curricular).
- Elaborar recursos educativos, em ambiente de geometria dinâmica, integrados curricularmente.
- Explorar o GeoGebra tube.
- Incentivar hábitos de trabalho em que pontifiquem a reflexão metódica com abertura crítica à inovação e à mudança.
- Partilhar a reflexão, os materiais, os projetos e as experiências nos seus contextos de trabalho.
- Criar dinâmicas de trabalho entre os professores, com vista a um investimento continuado no ensino da Matemática.
- Promover a inclusão das aprendizagens resultantes do “Curso de Formação” nas práticas docentes.
Sessão 1 – (sessão assíncrona)
Apresentar a ação (instrumentos, processos e critérios utilizados)
Refletir sobre temas/domínios da Matemática com identificação de dificuldades no ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos passíveis de serem melhorados com recurso ao GeoGebra 2D/3D
Instalação de software
Sessão 2 – (presencial) A Geometria com recurso ao GeoGebra 2D e 3D
Explorar o GeoGebra 2D e 3D. O GeoGebra como software Matemático ao alcance de qualquer professor/aluno que permite a exploração de conceitos de Geometria no plano e no espaço
Resolver atividades de geometria no plano e no espaço
Sessão 3 – (sessão assíncrona)
Resolver uma tarefa de Geometria 2D orientada por passos de construção.
Sugerir alterações para melhoria da tarefa proposta pela formadora
Sessão 4 – (sessão assíncrona)
Resolver uma tarefa de Geometria 3D orientada por passos de construção.
Sugerir alterações para melhoria da tarefa proposta pela formadora
Sessão 5 – (sessão assíncrona)
Explorar o GeoGebra tube (Encontrar e modificar/complementar recurso)
Sessão 6 – (presencial) A Geometria, a Álgebra e as Funções com recurso ao GeoGebra
Explorar material pedagógico relacionado com conteúdos de Geometria e conexões com Álgebra e Funções
Sessão 7 – (sessão assíncrona)
Resolver uma tarefa de Álgebra e Funções orientada por passos de construção.
Sugerir alterações para melhoria da tarefa proposta pela formadora
Sessão 8 – (sessão assíncrona)
Resolver uma tarefa de Geometria, Álgebra e Funções orientada por passos de construção
Sugerir alterações para melhoria da tarefa proposta pela formadora
Sessão 9 – (sessão assíncrona)
Apoiar a construção de um recurso educativo de apoio à operacionalização do Programa e Metas Curriculares, em trabalho colaborativo (entre formandos e entre formandos e formadora)
Sessão 10 – (sessão síncrona)
Apoiar na finalização dos trabalhos da formação
Apresentar, partilhar e divulgar os recursos construídos
Avaliação e reflexão final
Numa fase inicial enquadrar-se-á o uso de software educativo numa aprendizagem construtivista, fundamentada pelos Programas Educativos e que potencializam o Ensino/Aprendizagem. Após esta abordagem, os formandos serão confrontados com uma perspetiva prática, de exploração de software, sempre contextualizadas com suporte teórico.
As atividades deste curso inspiram-se em pressupostos que tendem a aproximar-se de metodologias do âmbito da Problem Based Learning ou Aprendizagem Baseada em Problemas, que consiste, genericamente, em confrontar os professores com desafios para os quais devem, em primeiro lugar, refletir sobre as problemáticas suscitadas pelo quotidiano da missão do docente e, depois, de forma colaborativa, encontrarem em conjunto soluções significativas para dotar de competências essenciais para enfrentarem o futuro cada vez mais digital.
Avaliação quantitativa de cada formando, expressa numa escala de 1 a 10 valores, nos termos do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio.
Classificados de 1 a 10 com menção qualitativa.
Os formandos serão avaliados de forma contínua, através das interações à distância, na resolução das atividades propostas ao longo da formação e com base num trabalho apresentado no final.
Os indicadores abaixo apresentados terão a seguinte ponderação:
- Participação nos trabalhos – 35%
- Interesse e empenho – 20%
- Participação ativa no domínio da produção de conteúdos – 30%
- Reflexão crítica – 15%