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Home Loja A1 - DIDÁTICAS E METODOLOGIAS Avaliar para aprender com recurso a critérios e a rubricas (1.ª edição)

Avaliar para aprender com recurso a critérios e a rubricas (1.ª edição)

65,00 140,00 

Este curso pretende dotar os professores de conhecimentos sobre a temática da avaliação pedagógica, recorrendo à definição objetiva e clara de critérios e rubricas.

SKU: FCP094-1
Data Início

24/11/2021

Data Fim

Duração

25h

Regime

a Distância

Modalidade

Curso

Grupo de recrutamento

Todos os grupos disciplinares

Acreditação

CCPFC/ACC-113244/21

Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º)

Não

Formador/a

Sandra Cardoso

Preço Associado

65.00 €

Preço Não Associado

140.00 €

NOTA:

O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00

Sessões síncronas previstas
Novembro: dias 24 e 26 das 18h30 às 21h30
Dezembro: dias 03, 10, 15, 17 das 18h30 às 21h30 e dias 22, 29 das 18h30 às 22h00

– Conhecer os normativos e documentos curriculares em vigor;
– Distinguir claramente Avaliação de Classificação;
– Clarificar alguns conceitos e princípios básicos da Avaliação Pedagógica;
– Refletir sobre o papel da avaliação (criterial) na melhoria da qualidade das aprendizagens dos alunos.

1- O que dizem os documentos curriculares e os normativos em vigor? – 3 horas
2- Avaliar ≠ Classificar – 3 horas
3- Princípios da Avaliação Pedagógica – 3 horas
4- Feedback e avaliação formativa – 3 horas
5- Avaliação formativa e avaliação sumativa (com e sem fins classificatórios) – 3 horas
6- Técnicas de recolha de dados para avaliação e classificação – 3 horas
7- Critérios de avaliação – 4 horas
8- Política de classificação – 3 horas

Este curso é apoiado por sólidos conhecimentos teóricos e práticos, tendo como base de trabalho a aplicação de metodologias ativas de interação e participação dos formandos. Estes serão envolvidos em debates sobre os vários assuntos inerentes à temática Avaliação Pedagógica e desafiados à realização de propostas de trabalho, tendo em vista a aplicação dos conhecimentos apresentados no decorrer das sessões formativas.

O regime de avaliação tem por base um conjunto de descritores pormenorizados por nível de desempenho, apresentando os seguintes critérios de avaliação:
. Participação nas tarefas e participação através de intervenções (50%);
. Trabalho produzido (reflexão crítica/memória final) (50%).
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – 6,5 a 7,9 valores;
Regular – 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – 1 a 4,9 valores.
O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.

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