Data Início | 24/11/2021 |
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Data Fim | |
Duração | 25h |
Regime | a Distância |
Modalidade | Curso |
Grupo de recrutamento | Todos os grupos disciplinares |
Acreditação | CCPFC/ACC-113244/21 |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | Não |
Formador/a | Sandra Cardoso |
Preço Associado | 65.00 € |
Preço Não Associado | 140.00 € |
NOTA: | O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00 |
Avaliar para aprender com recurso a critérios e a rubricas (1.ª edição)
Este curso pretende dotar os professores de conhecimentos sobre a temática da avaliação pedagógica, recorrendo à definição objetiva e clara de critérios e rubricas.
Sessões síncronas previstas
Novembro: dias 24 e 26 das 18h30 às 21h30
Dezembro: dias 03, 10, 15, 17 das 18h30 às 21h30 e dias 22, 29 das 18h30 às 22h00
– Conhecer os normativos e documentos curriculares em vigor;
– Distinguir claramente Avaliação de Classificação;
– Clarificar alguns conceitos e princípios básicos da Avaliação Pedagógica;
– Refletir sobre o papel da avaliação (criterial) na melhoria da qualidade das aprendizagens dos alunos.
1- O que dizem os documentos curriculares e os normativos em vigor? – 3 horas
2- Avaliar ≠ Classificar – 3 horas
3- Princípios da Avaliação Pedagógica – 3 horas
4- Feedback e avaliação formativa – 3 horas
5- Avaliação formativa e avaliação sumativa (com e sem fins classificatórios) – 3 horas
6- Técnicas de recolha de dados para avaliação e classificação – 3 horas
7- Critérios de avaliação – 4 horas
8- Política de classificação – 3 horas
Este curso é apoiado por sólidos conhecimentos teóricos e práticos, tendo como base de trabalho a aplicação de metodologias ativas de interação e participação dos formandos. Estes serão envolvidos em debates sobre os vários assuntos inerentes à temática Avaliação Pedagógica e desafiados à realização de propostas de trabalho, tendo em vista a aplicação dos conhecimentos apresentados no decorrer das sessões formativas.
O regime de avaliação tem por base um conjunto de descritores pormenorizados por nível de desempenho, apresentando os seguintes critérios de avaliação:
. Participação nas tarefas e participação através de intervenções (50%);
. Trabalho produzido (reflexão crítica/memória final) (50%).
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – 6,5 a 7,9 valores;
Regular – 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – 1 a 4,9 valores.
O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.