Data Início | brevemente |
---|---|
Data Fim | |
Duração | 25h |
Modalidade | Curso |
Regime | Presencial |
Acreditação | CCPFC/ACC-108236/20 |
Destinatários | Grupos 230 510 e 520 |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | Sim |
Formador/a | Ana Medeiros |
Preço Associado | 65.00 € |
Preço Não Associado | 190.00 € |
Aprendizagem ativa no ensino das Ciências
CALENDARIZAÇÃO
Com este curso de formação pretende-se motivar, capacitar e apoiar os professores na utilização de estratégias de aprendizagem ativa nas suas salas de aula e fora dela, mostrando-lhes os recursos e as ferramentas necessárias para a concretização dessas práticas, promovendo e apoiando a sua utilização pedagógica e a refletindo criticamente sobre as potencialidades desta aplicação nos seus contextos educativos concretos, como o desafio da ação de ensinar Ciências.
Objetivos:
– Reconhecer a pertinência do desenvolvimento de práticas pedagógicas apoiadas em processos de aprendizagem ativa, centradas no aluno, no contexto atual de ensino e de aprendizagem;
– Identificar e aplicar os princípios de aprendizagem ativa;
– Explicar os benefícios e os desafios das abordagens de aprendizagem ativa em contexto escolar;
– Diferenciar e utilizar métodos e estratégias para a integração de abordagens de aprendizagem ativa;
– Utilizar aplicações e ferramentas web 2.0 no processo de ensino/aprendizagem.
Apresentação do curso -1 hora
Módulo 1. Caracterização da Aprendizagem Ativa – 4 hora
– Introdução ao conceito de Aprendizagem ativa.
– Exemplos de ambientes de aprendizagem centrados no aluno.
– Principais benefícios da pedagogia de aprendizagem ativa
– Debate sobre as principais diferenças entre aprendizagem ativa e aprendizagem passiva.
Módulo 2. Métodos e estratégias de Aprendizagem Ativa – 5 horas
– Métodos e estratégias de aprendizagem ativa.
– Desafios das abordagens de aprendizagem ativa e formas de os ultrapassar.
– Exemplos práticos de aprendizagem ativa.
Módulo 3. Planificação de atividades com Aprendizagem Ativa – 12 horas
– Planificação de atividades de aprendizagem ativa para utilização em sala de aula/fora da sala de aula com os alunos na prática da Aprendizagem ativa:
- Ferramentas web based.
- Apps.
Avaliação – 4 horas
Apresentação dos trabalhos. Reflexão final. Avaliação da ação.
Durante a formação vão utilizar-se métodos expositivos e ativos, com recurso a diferentes técnicas pedagógicas potenciadoras da aprendizagem. As sessões envolvem a exemplificação e/ou demonstração da aplicabilidade prática dos conteúdos, discussão e reflexão, enquadramento pedagógico, e propostas de resolução de tarefas a executar individualmente ou em grupo.
A última sessão será dedicada à apresentação e partilha final dos trabalhos desenvolvidos, reflexão final e avaliação do curso de formação.
O regime de avaliação dos formandos contempla uma perspetiva formativa, realizada durante a formação, para promover o desenvolvimento das aprendizagens com vista ao ajustamento de processos e estratégias e, no final da formação, uma avaliação sumativa tendo por base uma reflexão final.
Os critérios de avaliação a utilizar incidem nos seguintes parâmetros:
– Participação ativa nas atividades propostas – 25%;
– Interesse, empenho, pontualidade – 25%;
– Produção de conteúdos (reflexão final) – 50%.
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – 6,5 a 7,9 valores;
Regular – 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – 1 a 4,9 valores.