0,00 €

Nenhum produto no carrinho.

0,00 €

Nenhum produto no carrinho.

Home Loja A1 - DIDÁTICAS E METODOLOGIAS Aprendizagem ativa no ensino das Ciências

Aprendizagem ativa no ensino das Ciências

65,00 190,00 
SKU: FCP054
Data Início

brevemente

Data Fim

Duração

25h

Modalidade

Curso

Regime

Presencial

Acreditação

CCPFC/ACC-108236/20

Destinatários

Grupos 230 510 e 520

Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º)

Sim

Formador/a

Ana Medeiros

Preço Associado

65.00 €

Preço Não Associado

190.00 €

CALENDARIZAÇÃO

Com este curso de formação pretende-se motivar, capacitar e apoiar os professores na utilização de estratégias de aprendizagem ativa nas suas salas de aula e fora dela, mostrando-lhes os recursos e as ferramentas necessárias para a concretização dessas práticas, promovendo e apoiando a sua utilização pedagógica e a refletindo criticamente sobre as potencialidades desta aplicação nos seus contextos educativos concretos, como o desafio da ação de ensinar Ciências.

Objetivos:

– Reconhecer a pertinência do desenvolvimento de práticas pedagógicas apoiadas em processos de aprendizagem ativa, centradas no aluno, no contexto atual de ensino e de aprendizagem;

– Identificar e aplicar os princípios de aprendizagem ativa;

– Explicar os benefícios e os desafios das abordagens de aprendizagem ativa em contexto escolar;

– Diferenciar e utilizar métodos e estratégias para a integração de abordagens de aprendizagem ativa;

– Utilizar aplicações e ferramentas web 2.0 no processo de ensino/aprendizagem.

Apresentação do curso -1 hora

Módulo 1. Caracterização da Aprendizagem Ativa – 4 hora

– Introdução ao conceito de Aprendizagem ativa.

– Exemplos de ambientes de aprendizagem centrados no aluno.

– Principais benefícios da pedagogia de aprendizagem ativa

– Debate sobre as principais diferenças entre aprendizagem ativa e aprendizagem passiva.

Módulo 2. Métodos e estratégias de Aprendizagem Ativa – 5 horas

– Métodos e estratégias de aprendizagem ativa.

– Desafios das abordagens de aprendizagem ativa e formas de os ultrapassar.

– Exemplos práticos de aprendizagem ativa.

Módulo 3. Planificação de atividades com Aprendizagem Ativa – 12 horas

– Planificação de atividades de aprendizagem ativa para utilização em sala de aula/fora da sala de aula com os alunos na prática da Aprendizagem ativa:

  1. Ferramentas web based.
  2. Apps.

Avaliação – 4 horas

Apresentação dos trabalhos. Reflexão final. Avaliação da ação.

Durante a formação vão utilizar-se métodos expositivos e ativos, com recurso a diferentes técnicas pedagógicas potenciadoras da aprendizagem. As sessões envolvem a exemplificação e/ou demonstração da aplicabilidade prática dos conteúdos, discussão e reflexão, enquadramento pedagógico, e propostas de resolução de tarefas a executar individualmente ou em grupo.

A última sessão será dedicada à apresentação e partilha final dos trabalhos desenvolvidos, reflexão final e avaliação do curso de formação.

O regime de avaliação dos formandos contempla uma perspetiva formativa, realizada durante a formação, para promover o desenvolvimento das aprendizagens com vista ao ajustamento de processos e estratégias e, no final da formação, uma avaliação sumativa tendo por base uma reflexão final.

Os critérios de avaliação a utilizar incidem nos seguintes parâmetros:

– Participação ativa nas atividades propostas – 25%;

– Interesse, empenho, pontualidade – 25%;

– Produção de conteúdos (reflexão final) – 50%.

A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:

Excelente – de 9 a 10 valores;

Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;

Bom – 6,5 a 7,9 valores;

Regular – 5 a 6,4 valores;

Insuficiente – 1 a 4,9 valores.

Outras sugestões