Data Início | 05/12/2020 |
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Data Fim | |
Duração | 25h |
Modalidade | Curso |
Regime | a Distância |
Acreditação | CCPFC/ACC-106122/19 |
Destinatários | Grupos 230 e 500 |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | Sim |
Formador/a | António Vasconcelos |
Preço Associado | 65.00 € |
Preço Não Associado | 140.00 € |
A utilização de projetos no ensino e aprendizagem da matemática
A motivação dos alunos para aprender matemática pode conseguir-se recorrendo a projetos matemáticos utilizando tecnologia.
O projeto ajuda a ter uma atitude crítica e reflexiva na valorização da informação disponível, contestando, quando necessário, e respeitando as normas de conduta socialmente acordadas.
As tecnologias podem ter um papel importante na motivação dos alunos e sobretudo num mundo de possibilidades de trabalho na sala de aula e fora dela que é apresentado a discentes e docentes.
Data | Horário | Vertente |
05/12/2020 | 9h00 às 12h00
| 3h Sessão síncrona |
12/12/2020 | 9h00 às 13h00
| 4h Sessão síncrona
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14 dezembro a 08 janeiro
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| 3h Sessão assíncrona |
09/01/2021 | 9h00 às 13h00
| 4h Sessão síncrona
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16/01/2021 | 9h00 às 12h00 | 3h Sessão síncrona |
11 a 22 de janeiro
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| 4h Sessão assíncrona |
23/01/2020 | 9h00 às 13h00
| 4h Sessão síncrona |
- a) Apresentar projetos europeus que apoiam o desenvolvimento de projetos a nível de escola;
- b) Articular de conteúdos entre o 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico;
- c) Elaborar materiais para a sala de aula;
- d) Promover um aprofundamento do conhecimento matemático, didático e curricular dos professores;
- e) Desenvolver uma atitude positiva dos professores e alunos relativamente à Matemática;
- f) Selecionar, discutir e preparar projetos matemáticos para desenvolver na sala de aula;
- g) Construir, ensaiar e avaliar materiais e procedimentos para aplicar em situação de aprendizagem matemática;
- h) Criar dinâmicas de trabalho colaborativo;
- i) Promover a troca de experiências;
- j) Promover a reflexão individual e conjunta sobre as práticas pedagógicas.
– Programas e projetos europeus que apoiam o desenvolvimento de projetos a nível de escola;
– Exemplos de projetos matemáticos;
– Natureza das tarefas e comunicação na sala de aula de Matemática;
– Temas matemáticos e as capacidades transversais;
– Conceção, em trabalho cooperativo, de um projeto matemático para desenvolver na sala de aula;
– Apresentação ao grupo turma do projeto.
Esta ação de formação terá uma tipologia teórico/prática apresentando, no entanto, uma vertente essencialmente prática e de reflexão conjunta.
Avaliação quantitativa de cada formando, expressa numa escala de 1 a 10 valores, nos termos do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio.
Classificados de 1 a 10, com menção qualitativa.
A avaliação quantitativa de 0 a 10 valores será baseada nos seguintes critérios:
– 40% para a participação, a realização das Tarefas nas Sessões e Pontualidade.
– 60% para a reflexão crítica/memória final, trabalho/texto final, relatório de implementação e prova de conhecimentos.