Data Início | 07/12/2020 |
---|---|
Data Fim | |
Duração | 25h+25h |
Modalidade | Oficina |
Regime | |
Acreditação | CCPFC/ACC-102458/19 |
Destinatários | Grupos 200 210 220 e 300 |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | |
Formador/a | Rosa Batista |
Preço Associado | 75.00 € |
Preço Não Associado | 150.00 € |
A Poesia transformou a sala de aula (7.ª edição)
Sessão | Data | Horário Sessões síncronas |
Sessão 1
| 07/12/2020
| das 19h0 às 22h30
|
Sessão 2
| 14/12/2020
| das 19h00 às 22h00 |
Sessão 3 | 16/12/2020
| das 19h00 às 22h00
|
Sessão 4
| 05/01/2021
| das 19h00 às 22h00 |
Sessão 5 | 11/01/2021
| das 19h00 às 22h00
|
Sessão 6
| 18/01/2021
| das 19h00 às 22h00 |
Sessão 7 | 25/01/2021
| das 19h00 às 22h00
|
Sessão 8
| 01/02/2021
| das 19h00 às 22h30 |
Desenvolver a criatividade poética
Desenvolver o prazer da escrita poética
Desenvolver o potencial artístico e criativo através da poesia
Desenvolver e aprimorar a competência do discurso poético
Descobrir a capacidade de interpretação da poesia
Experimentar práticas de escrita facilitadoras da apropriação da escrita poética
Proporcionar a experimentação e o desenvolvimento de diferentes técnicas de trabalho na sala de aula
Incentivar a produção individual e coletiva de poesia
Reconhecer a dimensão estética da linguagem poética
Reconhecer a poesia enquanto técnica promotora de desenvolvimento pessoal
Reconhecer valores expressivos e estilísticos na poesia.
Trabalho presencial – 25 horas
- O lugar da poesia na escola
- A poesia
- Exercícios criativos de poesia
- Estratégias de intervenção
- Avaliação do material produzido
Trabalho não presencial – 25 horas
- Relevância da poesia
- Exercícios criativos de poesia
- Estratégias de intervenção
Apresentação e debate dos fundamentos teóricos subjacentes ao modelo de avaliação proposto
Integração e confronto dos mesmos com as práticas de avaliação e intervenção psicopedagógica dos professores
Partilha de experiências de leitura e de escrita poética
Exposição de técnicas de Poesia, com recurso a exemplos significativos
Proposta de exercícios destinados a experimentar uma determinada técnica poética
Comentário aos textos produzidos, na perspetiva de um leitor que é também um criador poético
Construção de materiais de apoio, implementação e avaliação dos mesmos
Cotejo dos materiais realizados pelos professores
Partilha de experiências com os alunos
Implementação dos trabalhos produzidos na formação
Produção de materiais com os alunos
A avaliação da ação desenvolver-se-á nas modalidades de avaliação interna (da responsabilidade do próprio grupo de formação e expressa num testemunho final a elaborar por cada formando, de questionários da Casa do Professor e de um relatório do Diretor do Centro de Formação) e externa (a cargo do Consultor Pedagógico).
Os formandos serão sujeitos a uma avaliação quantitativa de 0 a 10 valores baseado nos seguintes critérios:
– 25% para a participação, a realização das Tarefas nas Sessões e Pontualidade.
– 60% para a produção de Trabalhos e/ou Materiais, investigação e aplicação.
– 15% para a reflexão crítica/memória final, trabalho/texto final, relatório de implementação e prova de conhecimentos.