Home Loja A1 - DIDÁTICAS Estratégias criativas para o desenvolvimento das expressões no pré-escolar (1.ª edição)
Setembro/21
a Distância

Estratégias criativas para o desenvolvimento das expressões no pré-escolar (1.ª edição)

65,00 140,00 

É fundamental que, desde tenra idade, se explore com as crianças capacidades e competências de expressão emocional, de comunicação e de compreensão da língua verbal e não verbal. Este curso propõe-se apresentar novas ideias que possam ser trabalhadas nos novos contextos que vivenciamos e refletir com educadoras sobre estratégias criativas.

Limpar
REF: FCP078-1 Categoria:
Data Início

Setembro/21

Data Fim

a indicar

Duração

25h

Modalidade

Curso

Regime

a Distância

Acreditação

CCPFC/ACC-111671/21

D.C.P.

Sim

Destinatários

Grupo 100

Formador/a

Rita Maria Moreira

Preço Associado

65,00 €

Preço Não Associado

140,00 €

NOTA:

Envio do Certificado, via CTT, tem um custo adicional de 5,00€ (portes)

a indicar brevemente

– Capacitar os educadores para o uso do jogo dramático como ferramenta de comunicação;

– Compreender o movimento do corpo no seu total e em partes;

– Compreender o conceito de sub-texto e a sua aplicabilidade;

– Promover o uso de estratégias criativas;

– Compreender, identificar e ultrapassar as barreiras que limitam a criatividade.

Apresentação do grupo e partilha de experiências profissionais (1h síncronas)

Módulo 1 – Jogos dramáticos (5h síncronas)

Módulo 2 – Movimento (5h síncronas)

Módulo 3 – Apresentação de Stanislavski e o conceito de subtexto (2,5h síncronas)

Módulo 4 – A criatividade (2,5h síncronas)

Módulo 5 – Elaboração de projeto educativo (2h síncrona + 4h assíncronas)

Avaliação (3h síncronas)

Este curso de formação desenvolve-se na utilização de uma metodologia teórico-prática. Os formandos terão acesso aos conteúdos teóricos que serão disponibilizados na plataforma pedagógica Moodle. Utilizaremos o método expositivo para explorar e refletir sobre conteúdos teóricos, combinando com o método demonstrativo, dando exemplos de atividades e tarefas realizadas em contextos educativos. As sessões decorrerão por videoconferência, abrindo espaço à partilha de ideias e conhecimentos sempre que possível. Nalgumas sessões recorremos também à discussão orientada e ao brainstorming, particularmente no módulo sobre a temática da criatividade. O último módulo será dedicado à construção de um projeto pessoal educativo que deverá evidenciar os conteúdos apreendidos.

O regime de avaliação dos formandos contempla uma perspetiva formativa, realizada no decorrer da ação, para promover o desenvolvimento das aprendizagens tendo em vista o ajustamento de processos e estratégias. No final da formação, realizar-se-á uma avaliação sumativa tendo por base uma reflexão final.

Os critérios de avaliação são:

– Participação ativa nas atividades propostas – 25%;

– Interesse e empenho – 25%;

– Projeto educativo (reflexão final) – 50%.

A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa.
O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.