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Home Loja Formação Contínua de Professores Educar pela Arte (2.ª edição)

Educar pela Arte (2.ª edição)

65,00 145,00 
SKU: FCP014
Data Início

julho/2022

Data Fim

Duração

25h

Modalidade

Curso

Regime

Presencial

Acreditação

CCPFC/ACC-106121/19

Grupo de recrutamento

240, 530, 600

Dim. Científica e Pedagógica

Sim

Formador/a

Amadeu Santos

Preço Associado

65.00 €

Preço Não Associado

145.00€

Cronograma presencial a indicar brevemente

Compreender o papel da educação artística na formação integral do indivíduo.

Estudar as funções e aplicações do desenho nos nossos dias.

Conhecer os recursos técnicos e gramaticais das artes plásticas.

Tomar consciência do papel do corpo e do gesto na prática artística.

Atualizar conhecimentos no domínio da didática das artes visuais.

Valorizar o desenho enquanto linguagem matricial das diversas artes

Criar propostas e desenhar estratégias para o ensino das artes.

Proporcionar condições para uma mudança valorizadora dos procedimentos no ensino das artes visuais.

  1. 1. A educação artística na formação de um sentido crítico e de uma sensibilidade estética face aos objetos, imagens e lugares.
  2. 2. Perceção, imaginação e criatividade.

A mente, os sentidos e o “corpo-motor” no fazer artístico.

  1. 3. Imagem e imaginação. O museu imaginário.

O “banco de imagens” e o armazém de objeto/modelos na escola.

  1. 4. Apreciar produtos da criação artística. Fruição e interpretação. “Ler” uma imagem.
  2. 5. As artes plásticas. Modalidades, estilos e características. A obra: forma e conteúdo.
  3. 6. O desenho como linguagem matricial nas diversas artes. O traço e a mancha.
  4. 7. Representar e exprimir. Forma, luz-cor, volume, espaço, tempo e movimento.

A composição da imagem e do objeto artístico.

  1. 8. Técnica e poética. As potencialidades do “mundo digital”: fontes e recursos.
  2. 9. O ensino das artes. Os programas e as planificações. Conteúdos, temáticas e estratégias.
  3. 10. Síntese final

Este curso, com um total de 25 horas, funciona integralmente em regime presencial.

Serão criados e organizados espaços e momentos geradores de interações múltiplas entre o formador e os formandos e destes entre si, partilhando conhecimento e de experiências, em que os formandos são incentivados, através dos vários problemas colocados, a realizar aprendizagens significativas.

O curso vai desenvolver-se de acordo com o seguinte formato:

Atividades – intercalando a apresentação teórica de conteúdos e desenvolvidas com a preocupação de ligação aos contextos e vivências profissionais dos participantes; englobando sugestões de leituras, vídeos, demonstrações de caráter prático e recurso às TIC;

Avaliação – questões abertas/debates, procurando estimular a prática reflexiva; o processo de avaliação dos formandos contempla ainda a elaboração de um relatório individual final, detalhando o contributo da formação para a atividade docente, novos conhecimentos adquiridos, estratégias de consolidação e aplicação.

Avaliação quantitativa de cada formando expressa numa escala de 1 a 10 valores, nos termos do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio.

Classificados de 1 a 10, com menção qualitativa de:

– 1 a 4,9 valores – Insuficiente;

– 5 a 6,4 valores – Regular;

– 6,5 a 7,9 valores – Bom;

– 8 a 8,9 valores – Muito Bom;

– 9 a 10 valores – Excelente.

Os formandos são avaliados de forma contínua, através da participação nas sessões presenciais e da resposta a uma questão aberta no final de cada módulo.

Reflexão individual de natureza pedagógica (documento com cerca 1500 palavras, elaborado de acordo com o definido em “metodologias de realização da ação”)

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