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19/05/2021
a Distância

Educação inclusiva: estratégias e metodologias em contexto educativo (1ª edição)

65,00 140,00 

Este curso vem dar resposta à preocupação crescente ao nível da adoção de estratégias e práticas que respondam às necessidades individuais e coletivas dos alunos, com o objetivo claro de proporcionar a todos um ensino de qualidade. Diversificar, diferenciar e flexibilizar são as palavras-chave para vencer os maiores desafios.

Limpar
REF: FCP077-1 Categoria:
Data Início

19/05/2021

Data Fim

16/06/2021

Duração

25h

Modalidade

Curso

Regime

a Distância

Acreditação

CCPFC/ACC-111413/21

D.C.P.

Não

Destinatários

Todos os Grupos

Formador/a

Aurélie Pinto

Preço Associado

65,00 €

Preço Não Associado

140,00 €

NOTA:

Envio do Certificado tem um custo adicional de 5,00€ (portes)

Sessões síncronas
Dia 19/05/2021 das 19h às 22h
Dia 24/05/2021 das 19h às 20h
Dia 06/06/2021 das 19h às 20h
Dia 09/06/2021 das 19h às 21h
Dia 16/06/2021 das 19h às 22h

Conhecer o enquadramento legal da educação inclusiva;

Articular e definir objetivos em parceria com pais, encarregados de educação e técnicos especializados;

Desenvolver um modelo educacional para os alunos abrangidos por medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão;

Conduzir os formandos na descoberta de metodologias que ajudem os alunos a diminuir as suas dificuldades de desempenho escolar, a fim de melhorar a sua aprendizagem e atingir o sucesso educativo;

Adquirir competências para a observação e o acompanhamento inclusivo de alunos com diversas problemáticas;

Compreender a necessidade de adequação de estratégias de aprendizagem em sala de aula, com o recurso a programas educativos e aplicações destinadas a alunos com diversas problemáticas;

Explorar as potencialidades das tecnologias de apoio para a sua utilização, adequando às necessidades de cada um e direcionado para cada problemática;

Produzir materiais pedagógicos para alunos com diversas problemáticas.

Apresentação do curso (1 hora síncrona)

Módulo 1 – Enquadramento da Educação Inclusiva (2 horas síncronas + 1 hora assíncrona)

1.1. Legislação: DL 54/2018 de 6 de julho e Lei n.º 116/2019 de 13 de setembro;

1.2. Abordagem multinível para a educação;

1.3. Desenho universal para a aprendizagem.

Módulo 2 – Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão (1 hora síncrona + 2 horas assíncronas)

2.1. Medidas Universais;

2.2. Medidas Seletivas;

2.3. Medidas Adicionais.

Módulo 3 – Produtos de apoio para acesso ao currículo (1 hora síncrona + 2 horas assíncronas)

3.1. O que são produtos de apoio?

3.2. Quais as funções/finalidades dos produtos de apoio?

3.3. Como selecionar os produtos de apoio?

Módulo 4 – Metodologias e estratégias de ensino estruturado (1 hora síncrona + 5 horas assíncronas)

4.1. Definição de Perturbação do Espetro do Autismo;

4.2. Aplicações e programas informáticos;

4.2.1. Aplicação isequences;

4.2.2. Programa “JClic”;

4.2.3. Programa “Plaphoons”.

Módulo 5 – Metodologias e estratégias para as Perturbações Específicas de Aprendizagens (1 hora síncrona + 5 horas assíncronas)

5.1. Definição de Perturbação Específica de Aprendizagem;

5.2. Aplicações e programas informáticos;

5.2.1. Programa “Tico”;

5.2.2. ECR e LEXICON;

5.2.3. “Educalim”;

5.2.4. Aplicação – PICTO TEA.

Avaliação da formação (3 horas síncronas)

Utilizaremos a plataforma MOODLE que permitirá disponibilizar informação multimodal e criar estratégias assentes em dinâmicas de sala de aula e online.

Nas sessões síncronas, pretende-se proporcionar momentos geradores de interações múltiplas, criando-se oportunidades de partilha de conhecimento e de experiências.

Nas sessões assíncronas, propõe-se a exploração dos conteúdos do ponto de vista teórico. Esta componente incide sobre cada um dos temas previstos, com a apresentação do quadro conceptual que os sustenta, selecionando documentos e recursos teóricos que permitam o desenvolvimento de um trabalho metodológico e conceptual rigoroso e coerente. Para cada módulo, procurar-se-á proporcionar atividades práticas de exercitação das competências a desenvolver, articulando-as com situações vivenciadas na intervenção pedagógica. Os exercícios pretendem ainda estimular a visão prática dos conteúdos explorados, assim como proporcionar elementos que contribuam para a avaliação contínua.

O regime de avaliação contempla uma perspetiva formativa, aplicado no decorrer do curso, de modo a promover o desenvolvimento das aprendizagens, tendo em vista o ajustamento de processos e estratégias. Constituir-se-ão elementos de avaliação as interações dos formandos, no decorrer das atividades propostas, que demonstrem o domínio e a aplicação, em contexto educativo, dos conhecimentos e das estratégias a explorar.

Os critérios apresentam as seguintes ponderações:

– Participação ativa nas atividades propostas – 60%;

– Interesse, empenho, pontualidade – 25%;

– Participação ativa no domínio da produção de conteúdos (reflexão final) – 15%.

A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa.