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11/11/2021
a Distância

Recursos educativos digitais para o ensino e a aprendizagem do alemão (DAF e DAZ) (1.ª edição)

85,00 180,00 

Este curso pretende capacitar os professores para a seleção e a utilização de recursos educativos digitais no ensino da língua alemã, potenciando melhores oportunidades de resposta a necessidades de aprendizagem dos seus alunos.

Limpar
REF: FCP074-1 Categoria:
Data Início

11/11/2021

Data Fim

15/12/2021

Duração

50h

Modalidade

Curso

Regime

a Distância

Acreditação

CCPFC/ACC-111595/21

D.C.P.

Sim

Destinatários

Grupo 340

Formador/a

Teresa Amaro Rosa

Preço Associado

85,00€

Preço Não Associado

180,00€

NOTA:

Certificado será enviado por email aos formandos com aproveitamento. Caso pretenda via postal, CTT, tem um custo adicional de 5,00€ (despesas envio)

A indicar brevemente

– Capacitar os professores com competências pedagógicas na seleção e utilização de recursos educativos digitais para ensino da língua alemã a distância, como língua estrangeira e como língua segunda.

– Explorar as potencialidades de um conjunto diversificado de recursos digitais e habilitar os professores a utilizá-las em contexto educativo e a ultrapassar eventuais constrangimentos.

– Criar um espaço colaborativo onde se organizem, arquivem e disponibilizem as contribuições e os trabalhos realizados, no âmbito deste curso de formação e que possa tornar-se num espaço de partilha.

Apresentação e familiarização com o espaço virtual do curso (2h síncrona)

Módulo 1: Oportunidades e desafios dos recursos educativos digitais (4h síncronas+4h assíncronas)

Módulo 2: Exploração e análise de recursos digitais para o ensino e a aprendizagem da língua alemã: cursos de alemão online, podcasts, emissões de rádio, telenovelas, etc. (6h síncronas+6h assíncronas)

Módulo 3: Ultrapassar constrangimentos e limitações de acesso em contexto educativo e selecionar os recursos digitais apropriados (6h síncronas+6h assíncronas)

Módulo 4: Construção de recursos pedagógicos (4h síncronas+9h assíncronas)

Apresentação/discussão e avaliação dos recursos produzidos. Avaliação dos formandos e da formação. (3h síncronas)

Esta formação assenta numa metodologia expositiva e ativa. Os formandos têm acesso aos conteúdos teóricos disponibilizados na plataforma pedagógica, sendo em cada sessão síncrona chamados para ativamente partilhar os conhecimentos, as reflexões e as práticas em espaços de partilha e colaboração.

Em cada módulo estão disponíveis vídeos, textos ou ligações que apresentam os principais conteúdos a abordar, sendo pedido aos formandos que clarifiquem conceitos, analisem, inventariem, apliquem e explorem as potencialidades de recursos digitais, otimizando situações de ensino/aprendizagem da língua alemã como língua não materna, procurando ultrapassar pontos fracos e constrangimentos.

Os conteúdos teórico-práticos serão explorados nas sessões assíncronas pelos formandos. Para completar esta formação com aproveitamento o formando deverá concluir as tarefas solicitadas em cada módulo, dentro do prazo previsto no cronograma, de forma assíncrona, recebendo acompanhamento regular e feedback, sendo os resultados expostos e partilhados de forma síncrona no final de cada módulo e final do curso.

O regime de avaliação dos formandos contempla uma perspetiva formativa, realizada no decorrer da ação, para promover o desenvolvimento das aprendizagens tendo em vista o ajustamento de processos e estratégias. No final da formação, realizar-se-á uma avaliação sumativa tendo por base os critérios de avaliação que incidem nos seguintes parâmetros:

– Participação ativa nas atividades propostas – 25%;

– Interesse e empenho – 25%;

– Produção de conteúdos (reflexão final) – 50%.

A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa.

O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.