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Home Loja DIDÁTICAS ESPECÍFICAS Oficina de leitura e interpretação para a sala de aula
brevemente
Presencial
Secundária Alberto Sampaio em Braga

Oficina de leitura e interpretação para a sala de aula

70,00 195,00 

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REF: FCP004 Categoria:
Data Início

brevemente

Data Fim

a indicar

Duração

30h

Modalidade

Curso

Regime

Presencial, Secundária Alberto Sampaio em Braga

Acreditação

CCPFC/ACC-102304/19

Destinatários

Grupos 200 210 300 310 320

D.C.P.

Sim

Formador

Sílvia Brito

Preço Associado

70,00 €

Preço Não Associado

195,00 €

CALENDARIZAÇÃO

OBJETIVOS DA FORMAÇÃO

Aplicar a metodologia da análise dramatúrgica, própria do teatro, a textos literários nas especificidades poética, narrativa e dramática

Promover a leitura em estado de ação física, implicando o leitor no conteúdo enunciado

Confrontar o leitor com a sua visão do mundo a partir dos enunciados textuais

Criar formas para-teatrais representativas do tema ou ideia do texto

Alargar o conceito de leitura e interpretação, capacitando o sujeito falante para uma performance integrada da palavra-em-corpo-em-espaço

Promover hábitos de leitura e de fruição cultural

Promover a reflexão e o diálogo sobre o real

FORMAÇÃO – CONTEÚDOS

Módulo I _ Contextos de escrita e de produção literária

Módulo II _ Contextos de leitura

Módulo III _ Análise dramatúrgica

Módulo IV _ Exercício ativo

Módulo V _ Construção de pequenas formas teatrais

FORMAÇÃO – METODOLOGIAS

A ação assenta numa metodologia de trabalho individual em permanente relação com o coletivo, num contexto de atividade para-teatral a partir de técnicas de leitura, análise dramatúrgica e enunciação, com forte incidência em exercícios sobre a palavra, o espaço, o corpo e a voz. Os participantes vão experimentar e preparar exercícios dramáticos, através da definição de ações e da combinação de aspetos narrativos com dramáticos.

Os textos-exercício vão demonstrar as diferenças do enunciado textual e do tipo de análise requerido, assim como das distintas funções e modos de leitura. Os formandos são convocados a trazer textos dos programas e do PNL. Os exercícios de análise e leitura passam assim a ser aplicados a esses outros textos, levantando novos problemas, específicos.

No final, os formandos elaboram uma reflexão individual sobre o trabalho desenvolvido, metodologias, resultados, evolução e implicação. Há ainda a possibilidade de realização de uma sessão final de apresentação pública.

AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO

– Avaliação quantitativa de cada formando expressa numa escala de 1 a 10 valores, nos termos do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio.

– Classificados de 1 a 10, com menção qualitativa.

Os formandos são avaliados de forma contínua através da participação e da concretização das tarefas propostas ao longo da abordagem aos diferentes conteúdos de cada módulo, tendo por referência os seguintes indicadores e respetiva ponderação:

– 25% Participação e Realização das tarefas nas sessões

– 60% Produção de trabalhos e/ou materiais

– 15% Reflexão crítica