Data Início | maio/2021 |
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Data Fim | a indicar |
Duração | 25h |
Modalidade | Curso |
Regime | a Distância |
Acreditação | A aguardar decisão do Conselho Científico-Pedagógico |
Destinatários | Grupo 100 |
Formador/a | Rita Maria Moreira |
Preço Associado | 65,00 € |
Preço Não Associado | 140,00 € |
Estratégias criativas para o desenvolvimento das expressões no pré-escolar (1.ª edição)
65,00 € – 140,00 €
a indicar
– Capacitar os educadores para o uso do jogo dramático como ferramenta de comunicação;
– Compreender o movimento do corpo no seu total e em partes;
– Compreender o conceito de sub-texto e a sua aplicabilidade;
– Promover o uso de estratégias criativas;
– Compreender, identificar e ultrapassar as barreiras que limitam a criatividade.
Apresentação do grupo e partilha de experiências profissionais (1h síncronas)
Módulo 1 – Jogos dramáticos (5h síncronas)
Módulo 2 – Movimento (5h síncronas)
Módulo 3 – Apresentação de Stanislavski e o conceito de subtexto (2,5h síncronas)
Módulo 4 – A criatividade (2,5h síncronas)
Módulo 5 – Elaboração de projeto educativo (2h síncrona + 4h assíncronas)
Avaliação (3h síncronas)
Este curso de formação desenvolve-se na utilização de uma metodologia teórico-prática. Os formandos terão acesso aos conteúdos teóricos que serão disponibilizados na plataforma pedagógica Moodle. Utilizaremos o método expositivo para explorar e refletir sobre conteúdos teóricos, combinando com o método demonstrativo, dando exemplos de atividades e tarefas realizadas em contextos educativos. As sessões decorrerão por videoconferência, abrindo espaço à partilha de ideias e conhecimentos sempre que possível. Nalgumas sessões recorremos também à discussão orientada e ao brainstorming, particularmente no módulo sobre a temática da criatividade. O último módulo será dedicado à construção de um projeto pessoal educativo que deverá evidenciar os conteúdos apreendidos.
O regime de avaliação dos formandos contempla uma perspetiva formativa, realizada no decorrer da ação, para promover o desenvolvimento das aprendizagens tendo em vista o ajustamento de processos e estratégias. No final da formação, realizar-se-á uma avaliação sumativa tendo por base uma reflexão final.
Os critérios de avaliação são:
– Participação ativa nas atividades propostas – 25%;
– Interesse e empenho – 25%;
– Projeto educativo (reflexão final) – 50%.
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa.
O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.