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Home Loja A1 - DIDÁTICAS E METODOLOGIAS Ensinar Geografia com TIG (4.ª edição)

Ensinar Geografia com TIG (4.ª edição)

65,00 140,00 

A ação permitirá aos professores desenvolver competências para operacionalizarem as Aprendizagens Essenciais atendendo aos recursos digitais disponíveis para o ensino da Geografia.

SKU: FCP055-4
Data Início

21/06/2021

Data Fim

Duração

25h

Modalidade

Curso

Regime

a Distância

Acreditação

CCPFC/ACC-108233/20

Destinatários

Grupo 420

Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º)
Formador/a

Cristiana Martinha Abay

Preço Associado

65.00 €

Preço Não Associado

140.00 €

NOTA:

Sessões síncronas previstas

Junho
Dias 21 e 22 das 19h00 às 21h00
Dias 25 e 30 das 19h00 às 22h00

Objetivos gerais

Atualizar conhecimentos sobre a didática da Geografia.

Objetivos específicos

– Utilizar as tecnologias de informação geográfica no Ensino da Geografia;

– Reconhecer as Aprendizagens Essenciais da Geografia;

– Construir atividades didáticas utilizando tecnologias de informação geográfica adequadas às Aprendizagens Essenciais da G

Apresentação – 2h síncrona

Módulo 1. A Didática da Geografia na atualidade: principais temas e tendências – 2h síncronas + 2h assíncronas

Módulo 2. As Tecnologias de Informação Geográfica (TIG) no Ensino da Geografia – 1h síncrona + 2h assíncronas

– Abordagem a diversas TIG

– Experiências didáticas internacionais

Módulo 3. As Aprendizagens Essenciais em Geografia – 1h síncrona + 2h assíncronas

– As aprendizagens essenciais por níveis de ensino (do 7.º ano 12.º ano)

Módulo 4. Construção de experiências de aprendizagem utilizando TIG adequadas às Aprendizagens Essenciais da Geografia – 1h síncrona + 9 h assíncronas

Avaliação – 3h síncronas

Apresentação dos trabalhos. Reflexão final. Avaliação da ação.

Este curso de formação será desenvolvido numa perspetiva teórico/prática, priorizando-se uma vertente essencialmente prática e de reflexão conjunta. Durante a formação vão utilizar-se métodos expositivos e ativos, com recurso a diferentes técnicas pedagógicas potenciadoras da aprendizagem. Será privilegiada uma metodologia construtivista para que no final da formação os professores sejam capazes de produzir recursos pedagógicos adequados, para serem utilizados nas suas turmas, utilizando as TIG no sentido de desenvolver as Aprendizagens Essenciais.

O regime de avaliação dos formandos contempla uma perspetiva formativa, realizada durante a formação, para promover o desenvolvimento das aprendizagens com vista ao ajustamento de processos e estratégias e, no final da formação, uma avaliação sumativa tendo por base uma reflexão final.

Os critérios de avaliação a utilizar incidem nos seguintes parâmetros:

– Participação ativa nas atividades propostas – 25%;

– Interesse, empenho, pontualidade – 25%;

– Produção de conteúdos (reflexão final) – 50%.

A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:

Excelente – de 9 a 10 valores;

Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;

Bom – 6,5 a 7,9 valores;

Regular – 5 a 6,4 valores;

Insuficiente – 1 a 4,9 valores.

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