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Home Loja A1 - DIDÁTICAS ESPECÍFICAS Do Plano ao Espaço com o GeoGebra (7.ª Edição)
03/11/2020
e-learning

Do Plano ao Espaço com o GeoGebra (7.ª Edição)

65,00 140,00 

Na perspetiva de promover uma organização eficiente do currículo e das planificações, será apresentado o GeoGebra 2D e 3D, com exploração da interação entre geometria, álgebra e funções.

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REF: FCP026 Categoria:
Data Início

03/11/2020

Data Fim

29/12/2020

Duração

25h

Modalidade

Curso

Regime

e-learning

Acreditação

CCPFC/ACC-100119/18

Destinatários

Grupos 230 500

D.C.P.

Sim

Formador/a

Julieta Flores

Preço Associado

65,00 €

Preço Não Associado

140,00 €

Sessão 1* (on-line assíncrono) – 1 hora – De 3 a 6 de novembro

Sessão 2 (Síncrona) – 4 horas – dia 7 de novembro (Videoconferência 9:00 às 11:00+Moodle)

Sessão 3* (on-line assíncrono) – 2 horas – De 10 a 16 de novembro

Sessão 4* (on-line assíncrono) – 2 horas – De 17 a 23 de novembro 

Sessão 5* (on-line assíncrono) – 2 horas – De 24 de novembro a 4 de dezembro

Sessão 6 (Síncrona) – 4 horas – 5 de dezembro (Moodle+Videoconferência das 11:00 às 13:00)

Sessão 7* (on-line assíncrono) – 2 horas – De 5 a 14 de dezembro

Sessão 8* (on-line assíncrono) – 2 horas – De 15 a 22 de dezembro

Sessão 9* (on-line assíncrono) – 2 horas – De 23 a 29 de dezembro

Sessão 10* (Síncrona) – 4 horas – 29 de dezembro (Videoconferência das 9:00 às 13:00)

  • Conhecer as funcionalidades do GeoGebra e as suas aplicações no estudo da Geometria, da Álgebra e das Funções.
  • Identificar as áreas do Programa de Matemática em que a utilização do GeoGebra permite uma abordagem vantajosa (em termos de eficiência, motivação, gestão curricular).
  • Elaborar recursos educativos, em ambiente de geometria dinâmica, integrados curricularmente.
  • Explorar o GeoGebra tube.
  • Incentivar hábitos de trabalho em que pontifiquem a reflexão metódica com abertura crítica à inovação e à mudança.
  • Partilhar a reflexão, os materiais, os projetos e as experiências nos seus contextos de trabalho.
  • Criar dinâmicas de trabalho entre os professores, com vista a um investimento continuado no ensino da Matemática.
  • Promover a inclusão das aprendizagens resultantes do “Curso de Formação” nas práticas docentes.

Sessão 1 – (sessão assíncrona)

Apresentar a ação (instrumentos, processos e critérios utilizados)

Refletir sobre temas/domínios da Matemática com identificação de dificuldades no ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos passíveis de serem melhorados com recurso ao GeoGebra 2D/3D

Instalação de software

Sessão 2 – (presencial) A Geometria com recurso ao GeoGebra 2D e 3D

Explorar o GeoGebra 2D e 3D. O GeoGebra como software Matemático ao alcance de qualquer professor/aluno que permite a exploração de conceitos de Geometria no plano e no espaço

Resolver atividades de geometria no plano e no espaço

Sessão 3 – (sessão assíncrona)

Resolver uma tarefa de Geometria 2D orientada por passos de construção.

Sugerir alterações para melhoria da tarefa proposta pela formadora

Sessão 4 – (sessão assíncrona)

Resolver uma tarefa de Geometria 3D orientada por passos de construção.

Sugerir alterações para melhoria da tarefa proposta pela formadora

Sessão 5 – (sessão assíncrona)

Explorar o GeoGebra tube (Encontrar e modificar/complementar recurso)

Sessão 6 – (presencial) A Geometria, a Álgebra e as Funções com recurso ao GeoGebra

Explorar material pedagógico relacionado com conteúdos de Geometria e conexões com Álgebra e Funções

Sessão 7 – (sessão assíncrona)

Resolver uma tarefa de Álgebra e Funções orientada por passos de construção.

Sugerir alterações para melhoria da tarefa proposta pela formadora

Sessão 8 – (sessão assíncrona)

Resolver uma tarefa de Geometria, Álgebra e Funções orientada por passos de construção

Sugerir alterações para melhoria da tarefa proposta pela formadora

Sessão 9 – (sessão assíncrona)

Apoiar a construção de um recurso educativo de apoio à operacionalização do Programa e Metas Curriculares, em trabalho colaborativo (entre formandos e entre formandos e formadora)

Sessão 10 – (sessão síncrona)

Apoiar na finalização dos trabalhos da formação

Apresentar, partilhar e divulgar os recursos construídos

Avaliação e reflexão final

Numa fase inicial enquadrar-se-á o uso de software educativo numa aprendizagem construtivista, fundamentada pelos Programas Educativos e que potencializam o Ensino/Aprendizagem. Após esta abordagem, os formandos serão confrontados com uma perspetiva prática, de exploração de software, sempre contextualizadas com suporte teórico.

As atividades deste curso inspiram-se em pressupostos que tendem a aproximar-se de metodologias do âmbito da Problem Based Learning ou Aprendizagem Baseada em Problemas, que consiste, genericamente, em confrontar os professores com desafios para os quais devem, em primeiro lugar, refletir sobre as problemáticas suscitadas pelo quotidiano da missão do docente e, depois, de forma colaborativa, encontrarem em conjunto soluções significativas para dotar de competências essenciais para enfrentarem o futuro cada vez mais digital.

Avaliação quantitativa de cada formando, expressa numa escala de 1 a 10 valores, nos termos do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio.

Classificados de 1 a 10 com menção qualitativa.

Os formandos serão avaliados de forma contínua, através das interações à distância, na resolução das atividades propostas ao longo da formação e com base num trabalho apresentado no final.

Os indicadores abaixo apresentados terão a seguinte ponderação:

  • Participação nos trabalhos – 35%
  • Interesse e empenho – 20%
  • Participação ativa no domínio da produção de conteúdos – 30%
  • Reflexão crítica – 15%