Home Loja A1 - DIDÁTICAS ESPECÍFICAS Criação de jogos digitais 3D (1.ª edição)
junho/2021
a Distância

Criação de jogos digitais 3D (1.ª edição)

65,00 140,00 

Limpar
REF: FCP079-1 Categoria:
Data Início

junho/2021

Data Fim

a indicar

Duração

25h

Modalidade

Curso

Regime

a Distância

Acreditação

A aguardar decisão do Conselho Científico-Pedagógico

Destinatários

Grupo 550

Formador/a

Adriano Oliveira

Preço Associado

65,00 €

Preço Não Associado

140,00 €

A indicar

– Capacitar e apoiar os professores na utilização das tecnologias para a criação de animações interativas;

– Promover a partilha de materiais pedagógicos ancorados nas aprendizagens essenciais das disciplinas/áreas de Informática;

– Aprender a utilizar um motor de jogos para criar ambientes virtuais para jogos digitais 3D ou outras animações interativas;

– Programar comportamentos no contexto do ambiente e na lógica da interação;

– Desenvolver recursos educativos como aplicações executáveis em múltiplos dispositivos e plataformas.

Apresentação do curso (1h síncrona)
Módulo 1. Introdução ao motor de jogos (2h síncronas+1h assíncrona)
– Instalação do motor de jogos unity. Conceitos gerais e organização do ambiente de trabalho.
– Construção de cenas. Objetos de jogo: terrenos, cenários, iluminação, câmaras, modelos 2D e 3D e texto.
– Controlo de aparência: materiais e texturas.
Módulo 2. Ambiente de interação (3h síncronas+1h assíncrona)
– Comportamento físico dos elementos do jogo: forças, corpos rígidos, colisões.
– Instanciação de objetos de jogo.
– Animação de objetos.
– Animadores: máquina de estados de animação, parâmetros, triggers e transições entre estados.
– Importação de elementos (Assets).
Módulo 3. Programação de comportamentos (4h síncronas+1h assíncrona)
– Visão geral da estrutura das classes c# do motor de jogos.
– Simulação na 1ª / 3ª pessoa: controlo de movimentos e orientação, tratamento de colisões.
– Interação através de diferentes dispositivos (teclado, rato, joystick, touch screen…).
– Controlo de animações por código.
Módulo 4. Programação lógica de jogo (4h síncronas+1h assíncrona)
– Pontuações e controlo de tempo de jogo.
– Mecanismos de implementação de inteligência artificial: percursos navegáveis, tomada de decisões, massificação de comportamentos.
Módulo 5. Construção da aplicação executável (3h síncronas+1h assíncrona)
– Construção de janelas de diálogo: menus de opções, instruções, final de jogo, classificações.
– Transição entre cenas com comunicação de dados.
– Criação de aplicação executável em computador, smartphone, tablet. Publicação na web.
Avaliação (3h síncronas)

Na primeira sessão é efetuada a apresentação do curso, objetivos, conteúdo, metodologias e recursos tecnológicos para o desenvolvimento da formação.

Durante a formação, as sessões serão essencialmente teórico-práticas e práticas. Serão centradas nos formandos com recurso a metodologias ativas (“fazer para aprender”) e promovendo a dinâmica de grupo, a interação, o debate, o trabalho colaborativo, a “tentativa e descoberta”.

A última sessão será dedicada à apresentação e partilha final do trabalho desenvolvido, reflexão final e avaliação do curso de formação.

O regime de avaliação dos formandos contempla uma perspetiva formativa, realizada no decorrer da ação, para promover o desenvolvimento das aprendizagens tendo em vista o ajustamento de processos e estratégias. No final da formação, realizar-se-á uma avaliação sumativa tendo por base uma reflexão final.

Os critérios de avaliação a utilizar incidem nos seguintes parâmetros:

– Participação ativa nas atividades propostas – 40%;

– Interesse e empenho – 20%;

– Produção de conteúdos (reflexão final) – 40%.

A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa.

O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.