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Home Loja DIDÁTICAS ESPECÍFICAS A Poesia entrou no pré-escolar e saltou para o 1º ciclo (3.ª Edição)
03/12/2020
e-learning

A Poesia entrou no pré-escolar e saltou para o 1º ciclo (3.ª Edição)

75,00 150,00 

Limpar
REF: FCP006 Categoria:
Data Início

03/12/2020

Data Fim

04/02/2021

Duração

25h+25h

Modalidade

Oficina

Regime

e-learning

Acreditação

CCPFC/ACC-106242/19

Destinatários

Grupos 100 e 110

D.C.P.

Sim

Formador

Rosa Batista

Preço Associado

75,00 €

Preço Não Associado

150,00 €

Sessões Síncronas:

Dezembro: dias 03 – 10 – 17  das 18h00 às 21h00

Janeiro: dias 07 – 14 – 21 – 28 das 18h00 às 21h00

Fevereiro: dia 04 das das 18h00 às 22h00

Desenvolver a criatividade poética;

Desenvolver o deleite da escrita poética;

Desenvolver a capacidade artística e criativa a partir da poesia;

Desenvolver e aperfeiçoar a aptidão do discurso poético;

Descobrir a habilidade de representação da poesia;

Experimentar práticas de escrita facilitadoras da apropriação da escrita poética;

Proporcionar a experimentação e o desenvolvimento de diferentes técnicas de trabalho na sala de aula;

Incentivar a produção individual e coletiva de poesia;

Reconhecer a poesia enquanto prática impulsionadora do desenvolvimento pessoal;

Reconhecer a proporção estética da linguagem poética.

Trabalhos Sessões Síncronas – 25 horas

O lugar da poesia na escola (1 hora)

A poesia (5 horas)

Exercícios criativos de poesia (8 horas)

Estratégias de intervenção (8 horas)

Avaliação do material produzido (3 horas)

Trabalho sessões assíncronas – 25 horas

A poesia (5 horas)

Exercícios criativos de poesia (12 horas)

Estratégias de intervenção (8 horas)

A relação entre teoria e prática é intrínseca ao conhecimento didático e pertinência que ambas se constituem como duas componentes da atividade humana –ensinar e aprender – levará o formador a adotar dois passos metodológicos: método expositivo e método ativo-indutivo.

Nas sessões, o formador apresentará conteúdos e conceitos de poesia, acompanhados de exemplos elucidativos e integrados no processo de ensino e aprendizagem. Posteriormente, o trabalho dos formandos basear-se-á no método ativo-indutivo, sob a orientação cognitiva de que o conhecimento não se transfere, mas se constrói.

É de referir que as sessões presenciais visam dilatar no tempo o período de realização da ação, para permitir a aplicação no “terreno” das atividades propostas e dos materiais produzidos, bem como o “feedback” avaliativo.

O trabalho dos formandos, com a supervisão do formador, centrar-se-á na planificação, elaboração, aplicação e avaliação das atividades para desenvolver nos alunos as competências da poesia.

A avaliação da ação desenvolver-se-á nas modalidades de avaliação interna (da responsabilidade do próprio grupo de formação e expressa num testemunho final a elaborar por cada formando, de questionários da Casa do Professor e de um relatório do Diretor do Centro de Formação) e externa (a cargo do Consultor Pedagógico).

Os formandos serão sujeitos a uma avaliação quantitativa de 0 a 10 valores baseado nos seguintes critérios:

– 25% para a participação, a realização das Tarefas nas Sessões e Pontualidade.

– 60% para a produção de Trabalhos e/ou Materiais, investigação e aplicação.

– 15% para a reflexão crítica/memória final, trabalho/texto final, relatório de implementação e prova de conhecimentos.