Data Início | 04/05/2021 |
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Data Fim | 28/06/2021 |
Duração | 50h |
Modalidade | Curso |
Regime | a Distância |
Acreditação | CCPFC/ACC-111476/21 |
Destinatários | Grupos 200 210 220 e 300 |
D.C.P. | Sim |
Formador/a | Adelina Moura |
Preço Associado | 85,00€ |
Preço Não Associado | 180,00€ |
A flexibilidade curricular na aula de português: estratégias e recursos digitais (1.ª edição)
85,00 € – 180,00 €
Sessões síncronas
Dia 04/05/2021 das 18h30 às 21h30
Dia 11/05/2021 das 18h30 às 21h30
Dia 18/05/2021 das 18h30 às 21h30
Dia 25/05/2021 das 18h30 às 21h30
Dia 01/06/2021 das 18h30 às 21h30
Dia 08/06/2021 das 18h30 às 21h30
Dia 15/06/2021 das 18h30 às 21h30
Dia 28/06/2021 das 18h30 às 22h30
Fomentar práticas de flexibilização pedagógica e curricular em ambientes educativos digitais;
Estimular o trabalho colaborativo e interdisciplinar no planeamento, realização e avaliação de projetos educativos;
Promover práticas híbridas para concretizar a transição digital em contexto educativo;
Desenvolver práticas promotoras de metodologias ativas, inovadoras e criativas;
Executar procedimentos imprescindíveis à criação de ambientes de trabalho para o ensino a distância e presencial;
Produzir recursos educativos digitais adequados aos contextos e às necessidades educativas;
Melhorar práticas de gestão dos tempos e espaços de ensino e aprendizagem e os modos de trabalhar dos professores e dos alunos.
Módulo 1 – A Flexibilidade Curricular, o Perfil dos Alunos e as Aprendizagens Essenciais da disciplina de Português (6 horas síncronas + 6 horas assíncrona)
– A escola que temos e a que desejamos ter: caminhos e desafios da ação educativa à luz dos normativos em vigor;
– Transição Digital: Escola Digital e novos percursos;
– Flexibilidade contextualizada: dinâmicas organizacionais e pedagógicas;
– Áreas e níveis de competências digitais docentes: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores;
– Educação Digital: do e-learning ao mobile learning;
– Escrita criativa e colaborativa no ciberespaço.
Módulo 2 – Metodologias emergentes: processos, abordagens e recursos digitais para a aula de Português (6 horas síncronas + 6 horas assíncrona)
– Ciclo da aprendizagem baseada em projetos e em problemas;
– Pedagogia de projeto através de Webquest;
– Recursos para aprendizagem online para uma transformação digital da educação;
– Aprendizagem baseada em jogos vs. gamificação;
– Modelo Octalysis (elementos motivacionais);
– Ferramentas para gamificação.
Módulo 3 – Cultura Digital: Criação de Conteúdos Multimédia (6 horas síncronas + 6 horas assíncrona)
– Educação bimodal: da presencialidade à virtualidade e os novos ambientes educativos;
– Materiais, plataformas e aplicações para uma educação digital de qualidade (Milage Aprender+).
– Aprendizagem Invertida para criar ambientes de aprendizagem diferenciados e colaborativos;
– Percursos de leitura e escrita com recursos multimédia;
– Aprendizagem baseada em vídeos educativos.
Módulo 4 – Práticas de avaliação formativa digital (7 horas síncronas + 7 horas assíncrona)
– Procedimentos e instrumentos de avaliação formativa digital para melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem (sistemas de resposta imediata);
– Rubricas combinadas com gráfico radar;
– Apresentação/discussão e avaliação dos recursos produzidos;
– Avaliação dos formandos e da formação.
Sessões síncronas: Apresentação dos ambientes de apoio; Exploração dos conteúdos da ação; Análise, discussão e reflexão sobre os recursos criados e das estratégias e metodologias implementadas e avaliação dos resultados. A participação nas sessões síncronas será por videoconferência na plataforma Zoom. As reflexões serão feitas em grande grupo. A avaliação incide sobre a participação nas sessões, nos fóruns e trabalho final.
Sessões assíncronas: M1. (6 h) – Realizar as leituras sugeridas, refletir sobre elas e partilhá-las nos fóruns criados; M2. (6h) – Planificar atividades e construir conteúdos pedagógico-didáticos em formatos variados; M3. (6h) – Experimentar as atividades planificadas e construídas; M4. (7h) – Avaliar e reformular as atividades criadas e refletir sobre possível melhoria. O trabalho assíncrono de debate e criação de recursos será nas plataformas em uso pela Casa do Professor e com tutoria ativa.
Avaliação contínua segundo:
1) Qualidade da realização das tarefas propostas e reflexões efetuadas.
2) Cumprimento das atividades de aprendizagem propostas:
– Participação nas atividades de discussão/reflexão propostas;
– Realização da planificação de atividades de aprendizagem ativa para aplicação na prática docente;
– Apresentação e partilha final do trabalho desenvolvido.
Ponderação global das classificações a atribuir:
– Participação (25%);
– Diário de Aprendizagem e assíncrona de aplicação dos conteúdos (60%);
– Reflexão crítica sobre a própria dinâmica de participação na formação (15%).
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa.