José Reis Jorge é Licenciado em Filologia Germânica e em Estudos Anglo-Americanos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Possui Mestrado em TEFL e Doutoramento em Educação pela Universidade de Bristol, Reino Unido.
Atualmente é Professor Coordenador e Presidente do Conselho de Honra do Instituto Superior de Educação e Ciências/ISEC Lisboa e Honorary Doctoral Supervisor, School of Humanities and Social Sciences, Universidade de Liverpool, Reino Unido.
Iniciou a sua carreira docente como professor do ensino secundário e supervisor de professores. Ingressou no Ensino Superior em 1998, tendo desde então lecionado ao nível de licenciatura e mestrado e orientado dissertações de mestrado e teses de doutoramento em programas de formação de professores.
Foi Leitor de Língua e Cultura Portuguesa nas Universidades de Bristol e de Hull, Reino Unido (1990-1918), e Honorary Senior Lecturer na Universidade de Liverpool / Laureate Online Education Partnership (2013-2020).
Foi Presidente do ISEC Lisboa, onde também desempenhou funções de Diretor da Escola de Educação e Desenvolvimento Humano, Presidente do Conselho Técnico-Científico e Diretor Geral para a Investigação e Desenvolvimento.
Tem realizado seminários e apresentado comunicações em universidades e organizações científicas no Brasil, Bulgária, Croácia, Estônia, Alemanha, Grécia, Polônia, Espanha e Turquia.
É membro dos conselhos editoriais de Teaching and Teacher Education (Elsevier) e Teaching in Higher Education (Taylor & Francis). É membro efetivo da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e membro associado da European Association for Research on Learning and Instruction (EARLI).
É investigador principal do CEIA/Centro de Estudos e Investigação Aplicada, ISEC Lisboa, e investigador associado do CETAPS/Centro de Estudos de Inglês, Tradução e Anglo-Portugueses, Universidade Nova de Lisboa. O seu trabalho de investigação tem-se centrado principalmente nas áreas da Formação e Desenvolvimento Profissional de Professores, Supervisão e Avaliação do Trabalho Docente, Supervisão Pedagógica no Ensino Superior, Prática Reflexiva e Educação Inclusiva.