João Manuel Esteves Dias de Andrade nasceu a 1 de dezembro de 1966, em Moçambique.

Licenciou-se em Informática de Gestão na Universidade do Minho, sendo, também, pós graduado em Administração Escolar e em Organizações Educativas e Administração Educacional.

Lecionou desde 1990 na escola pública e no ensino particular e cooperativo, fazendo a sua profissionalização no Grupo de Informática no ano de 2000.

Desempenhou vários cargos de direção e assessoria desde 2005, primeiro na Escola Secundária de Alberto Sampaio e, mais tarde, no Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, nos quais se inclui os de Diretor do Centro Novas Oportunidades, Adjunto da Direção para as vias profissionalizantes e Vice-Presidente da Comissão Administrativa Provisória.

Foi, ainda, formador para docentes e para outros públicos, quer em entidades privadas, quer em diversos centros de formação de associações de escolas.

É, atualmente, Diretor do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, cargo que desempenha desde julho de 2014 até ao presente.

Atualmente, para além dos diversos organismos que integra por inerência, é também membro eleito do Conselho de Escolas e Presidente da Mesa da Assembleia da Casa do Professor, em Braga.