InSchool - Developing Skills for Life

O projeto internacional InSchool - Developing Skills for Life, cofinanciado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia, e coordenado pela Casa do Professor, assenta numa temática atual, sintonizada com não só com o contexto político nacional, como europeu, no âmbito da educação e formação.

Conta com diversos parceiros de renome:
Associação de Psicologia da Universidade do Minho (PT)
Ambar Passion S.A. (PT)
Agrupamento de Escolas de Maximinos (PT)
VseUK Institute (SI)
Centro Per Lo Sviluppo Creativo “Danilo Dolci” (IT)
European Animation Center (GR)

Número do projeto:
2018-1-PT01-KA201-047417
Duração:
2018-2021

Está previsto o desenvolvimento de inúmeras atividades - destaque para a criação de um Centro Neurossensorial no Agrupamento Escolar de Maximinos (em Braga), o lançamento de uma aplicação e de um novo referencial de formação.

Diversas evidências científicas demonstram a correlação entre um fraco desenvolvimento de determinadas competências sensoriais, motoras, cognitivas, sociais e emocionais, com dificuldades de aprendizagem e com o fracasso escolar. Este projeto propõe intervir sobre as crianças que frequentam a Educação Pré-primária e o Primeiro Ciclo do Ensino Básico.

O InSchool conhece os desafios que enfrenta: insucesso e abandono escolar, desigualdades socioeconómicas e educativas e a exclusão de refugiados e minorias étnicas. É essencial reconhecer o valor dos programas psicopedagógicos que articulam as atividades de estimulação sensorial e cognitivo-emocional - uma contribuição fundamental para a criança.

Este projeto contribuirá para as seguintes áreas prioritárias específicas:
• escrever e ler;
• experimentação científica;
• autonomia;
• desenvolvimento de recursos de ensino-aprendizagem;
• formação de professores e outros técnicos;
• cidadania e sustentabilidade.

O principal objetivo é a garantia do sucesso educativo e a inclusão total dos alunos na escola, sendo consideradas as seguintes dimensões:
• avaliação e construção de perfis de alunos;
• criação de materiais didático-pedagógicos e atividades de estimulação, desenvolvimento sensorial e cognitivo-emocional;
• referencial para a formação de professores, com base nas contribuições da neuropsicologia e neuroeducação a nível europeu.

www.in-school.eu
projects.eu@casadoprofessor.pt