GEM-IN - Game to Embrace Cultural Education

A sociedade multicultural que caracteriza a maioria dos países da União Europeia (UE) representa uma das principais oportunidades e, em simultâneo, desafios para o futuro da EU, que promove, atualmente, iniciativas para apoiar os valores europeus comuns. Por um lado, pretende-se combater a perda do sentimento de pertença; por outro, é cada vez mais relevante a inclusão da riqueza cultural dos cidadãos de outros países, construindo, desta forma, pontes para o enriquecimento mútuo e a troca de experiências

Coordenador
CESIE (IT)

O projeto está a ser implementado em parceria com:
Symplexis (GR)
PDEDE: Regional Directorate of Primary and Secondary Education in Western Greece (GR)
INOVA+ (PT)
Casa do Professor (PT)
CARDET: Centre for Advancement of Research and Development in Educational Technology LTD (CY)
The Grammar School Nicosia (CY)
Compass (AT)
ALDA Association des Agences de la Démocratie locale (FR)

Número do projeto:
612209-EPP-1-2019-1-IT-EPPKA3-IPI-SOC-IN
Duração:
2019 – 2021

O projeto internacional tem como propósito capacitar professores e formadores de educação não formal com formação e com um conjunto de ferramentas e metodologias que permitam apoiar os alunos e jovens, nomeadamente através da aquisição de conhecimentos mais aprofundados, compreender melhor e saber valorizar os valores e direitos fundamentais, bem como do reforço da aquisição de competências sociais e cívicas.

O racional do projeto GEM IN baseia-se na utilização de um jogo de tabuleiro e de uma série de ferramentas, boas práticas e metodologias testadas capazes de alcançar e motivar os alunos desfavorecidos a aprenderem sobre a União Europeia. Promove o sentimento de pertença europeu entre os jovens e os alunos, ao mesmo tempo que tenta chegar aos que estão em risco de exclusão social e de abandonar precocemente a escola.

No âmbito da formação virtual destinada a professores e formadores, com recurso ao Kit Pedagógico, os docentes selecionados serão informados sobre como promover a educação relativa à cidadania intercultural, através da utilização de atividades de aprendizagem baseadas em jogos.

Uma das outras ações previstas, workshops pilotos nas escolas e centros de educação de jovens, inclui a criação e disseminação de um jogo de tabuleiro - uma ferramenta inovadora e não formal para a educação de jovens que tem como objetivo reforçar a aquisição de competências sociais e cívicas e melhorar os conhecimentos dos jovens sobre cidadania, União Europeia, valores sociais, direitos fundamentais, cidadania intercultural e diálogo - arquivo digital e outros materiais testados através dos workshops mencionados, que irão envolver cerca de 1000 jovens.

www.gem-in.eu/pt
projects.eu@casadoprofessor.pt