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Projetos Internacionais

CRISEPAC – Climate Change and Natural Hazards in Europe: Pedagogy for Active Adaptation

O projeto CRISEPAC visa consciencializar para as consequências atuais e bem visíveis das alterações climáticas no território europeu. A cada dois anos, ocorrem episódios de grandes fenómenos climáticos, de que são exemplo as inundações e as cheias.

Diferentes em cada território, as inundações e as cheias têm em comum as consequências geográficas nos territórios e o impacto nas populações.

No espaço destas grandes crises, emergem algumas questões sociais. As principais residem na falta de informação preventiva dos cidadãos ou na impossibilidade de resposta aquando da ocorrência do fenómeno.

Face a esta realidade, o projeto procura desenvolver pedagogias inovadoras para colmatar estas lacunas e reforçar a prevenção, a gestão e a resiliência territorial em relação aos riscos sem alarmar as populações afetadas.



Coordenação:
Ecocène (FR)


O projeto está a ser implementado em parceria com:
Casa do Professor (PT)
Athens Lifelong Learning Institute (GR)
EUROGEO VZM (BE)
Gulbenes novada pašvaldība (LV)


Número do projeto:
2023-1-FR01-KA220-SCH-000158276

Duração:
01/11/2023 – 30/09/2025

Sucintamente, os principais objetivos do projeto são:

1. Trazer o tema das alterações climáticas para as comunidades locais e encará-las como um fenómeno presente.
2. Democratizar as questões de prevenção e de gestão dos grandes riscos junto dos jovens e das crianças, criando ferramentas pedagógicas adaptadas ao seu ensino e à aprendizagem.
3. Fornecer a animadores socioeducativos meios para se tornarem transmissores de informações científicas, concretas e práticas, adaptadas aos jovens e às crianças.

O plano de ação do projeto engloba as seguintes etapas:
1) Informação e formação sobre os fenómenos naturais nas escolas
• Criação de uma plataforma educativa dedicada à prevenção e resposta aos fenómenos naturais.
• Desenvolvimento de uma ferramenta educativa para análise e identificação dos fenómenos existentes em território europeu.
• Mapeamento detalhado dos fenómenos naturais: onde ocorrem, quando se manifestam e quais são os seus impactos?
• Criação de um MOOC intuitivo sobre riscos naturais, relativos às alterações climáticas.
2) Criação e pilotagem de ferramentas educativas de ensino e sensibilização sobre a temática do fenómeno natural
• Análise do estado da arte das ferramentas educativas existentes na Europa sobre a temática.
• Desenvolvimento de um jogo digital para crianças.
• Capacitação de professores e apoio à aprendizagem das crianças nas comunidades locais.
• Produção de uma revista infantil para uma melhor perceção dos riscos naturais.
3) Redes de especialistas e educadores em riscos naturais
• Criação de uma rede composta por educadores, formadores, pedagogos e cientistas especializados em grandes fenómenos naturais.
• Formação de grupos de trabalho locais que reúnam gestores territoriais, especialistas e professores focados na prevenção e gestão de riscos.
• Elaboração de um documento orientador sobre o ensino de riscos naturais nas escolas.
• Realização de ciclos de conferências e workshops sobre a gestão de riscos naturais nas escolas.

www.crisepac.eu