O Centro de Formação da Casa do Professor realiza, no dia 4 de julho, a UPskills.EU Talk “Desenvolvimento Sustentável na Educação: O Papel dos Professores”, uma Ação de Curta Duração de 6 horas (09h00 – 16h30) que terá lugar na Escola Secundária de Alberto Sampaio, em Braga.
A iniciativa insere-se no plano de atividades do projeto UPskills, cofinanciado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia, e contará com moderação de Hélder Lopes — professor na Universidade do Minho e formador no projeto UPSkills, doutor em Geografia e Planeamento Regional, na mesma instituição, e em Geografia, Planeamento Territorial e Mudanças Ambientais (Especialização de Mudanças Globais e Sistemas Naturais), na Universidade de Barcelona.
DESTINATÁRIOS
Professores dos Ensinos Básico e Secundário + Professores e Formadores do Ensino Profissional.
PROGRAMA
08h30 – Acolhimento
09h00 – Abertura UPskills_EU Talks | Jorge Soares, Presidente da Casa do Professor
Momento cultural com a poetisa Maria da Graça de Rios Vilela
09h30 – talk 01 | Educação para a Pós-Sustentabilidade: os Professores como Agentes de Transformação
Nesta intervenção refletiremos sobre o papel dos professores na evolução do conceito de sustentabilidade além dos parâmetros tradicionais e da Agenda 2030. A abordagem da “pós-sustentabilidade” desafia a visão convencional, propondo uma ressignificação profunda que integra princípios de educação crítica e transformação sociocultural. Os professores, enquanto agentes de mudança, estão capacitados para fomentar uma nova era de consciência socioambiental, justiça social e inovação pedagógica, sublinhado a necessidade de discutir novas estratégias e a necessidade de uma transição que prepare os estudantes para enfrentar os desafios complexos do século XXI, promovendo uma sociedade mais resiliente, equitativa e empática.
Diogo Guedes Vidal | Sociólogo com doutoramento em ecologia e saúde ambiental, é Investigador Auxiliar Convidado no projeto europeu “PHOENIX: The rise of Citizens Voices for a greener Europe” e Professor Auxiliar Convidado do Departamento de Ciências Sociais e Gestão da Universidade Aberta. É membro da Ação COST CA21166 – Ciências Sociais e Humanas para a Transformação e Resiliência Climática (SHiFT) e da rede transdisciplinar “Compor mundos: humanidades, bem-estar e saúde no século XXI” e editor da secção Ciências Socias e Antropologia da revista PLOS Climate.
10h30 – Coffee break
11h00 – talk 02 | Educar para a sustentabilidade: Contributos da TIG e da interdisciplinaridade
A educação para a sustentabilidade beneficiada pela TIG e pela interdisciplinaridade prepara os estudantes para enfrentar os complexos desafios do século XXI. Ao promover uma compreensão profunda e integrada dos problemas globais, essas abordagens não só enriquecem o aluno, mas também capacitam os futuros cidadãos a serem agentes de mudança em direção a um mundo mais sustentável.
Vítor Ribeiro | Professor de Geografia no Departamento de Geografia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e no Departamento de Formação de Professores da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti. Doutorado em Geografia e Planeamento Regional pela Universidade do Minho/Universidad Complutense de Madrid (Espanha). Pós-doutoramento pela Universidade do Minho na área da Tecnologia Educacional. É membro integrado do Lab2PT (Laboratório de Paisagens, Património e Território) da Universidade do Minho.
12h30 – Perguntas & Respostas
13h00 – Almoço
14h30 – talk 03 | Como implementar os ODS no Ensino
Reconhecer a importância de implementar nas escolas projetos para o ensino-aprendizagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).Exemplos de boas práticas internacionais.
Ángeles Bueno Villaverde | Professora doutorada da Universidade Camilo José Cela (Madrid) secretária do programa de doutoramento em educação e coordenadora dos Diplomas Profissionais de Bacharelato Internacional dessa universidade. Mestre em Educação Internacional e Bilinguismo. Realizou numerosos projetos de investigação sobre convivência escolar, participação da família na escola, metodologias inovadoras e atenção a alunos com altas capacidades intelectuais. Orientou várias teses de doutoramento.
15h30 – talk 03 | Roda de conversa: Desafios Europeus da Sustentabilidade
Refletir sobre a educação para o desenvolvimento sustentável nos países da União Europeia e o papel dos professores.
Teresa Salomé Mota | Doutorada em História e Filosofia da Ciência, pela Universidade Nova de Lisboa. Mestrado em Ciências do Ambiente, pela Universidade do Minho. Licenciatura em Geologia, pela Universidade de Coimbra. Foi professora de Geologia/Biologia e investigadora em História das Ciências. Atualmente é responsável por uma empresa de serviços geológicos dedicada, em especial, à gestão e conversação do património geológico. É formadora de professores certificada pelo CCPFC, autora e formadora de cursos nas didáticas específicas de ciências.
16h30 – Encerramento
Momento cultural com o Coro Cantabile
Mais informações sobre o projeto em www.upskills.casadoprofessor.pt