Últimas inscrições gratuitas para professores e assistentes operacionais (região Norte)

Inicia a 20.04.2021 a 2.ª edição da oficina a distância: Educação, Género e Cidadania (25h+25h) e a 24.04.2021 o curso a distância (58h): Formação de Assistentes Operacionais para a obtenção de Especialização em Igualdade Género. As duas formações integram o Projeto Violeta, projeto de formação da Casa do Professor para a promoção da Igualdade de Género.

Educação, Género e Cidadania

Os diferentes domínios da Educação para a Cidadania estão organizados em três grupos, estando a Igualdade de Género no primeiro grupo, obrigatório para todos os níveis e ciclos de escolaridade, porque incluiu áreas transversais e longitudinais. Pretende-se com esta formação que os professores desenvolvam competências e operacionalizem instrumentos de aplicação à disciplina de Cidadania e Desenvolvimento (3.º ciclo), para assim assegurar uma Educação promotora da Igualdade e Não Discriminação. Esta oficina a distância destina-se a Professores do 3.º Ciclo do Ensino Básico que lecionem a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento (3.º ciclo) residentes na Região Norte.


Formação de Assistentes Operacionais para a obtenção de Especialização em Igualdade Género

Esta Especialização pretende facilitar o desenvolvimento de competências para que as Assistentes Operacionais sejam agentes na promoção da igualdade de género, prevenção e combate às discriminações em razão do sexo, orientação sexual e identidade de género, bem como na prevenção e combate à violência de género. Destina-se a Assistentes Operacionais residentes na região Norte de Portugal com escolaridade mínima 9.º Ano e inclui subsídio de alimentação (de €4,77/dia).