Inscrição gratuita para professores residentes na região Norte

Estão abertas as inscrições para a 1.ª edição da oficina a distância: Educação, Género e Cidadania (25h+25h) e para a 1.ª edição do curso a distância (25h): Género, Igualdade e Cidadania. As duas formações integram o Projeto Violeta, projeto de formação da Casa do Professor para a promoção da Igualdade de Género.

EDUCAÇÃO, GÉNERO e CIDADANIA

Os diferentes domínios da Educação para a Cidadania estão organizados em três grupos, estando a Igualdade de Género no primeiro grupo, obrigatório para todos os níveis e ciclos de escolaridade, porque incluiu áreas transversais e longitudinais. Pretende-se com esta formação que os professores desenvolvam competências e operacionalizem instrumentos de aplicação à disciplina de Cidadania e Desenvolvimento (3.º ciclo), para assim assegurar uma Educação promotora da Igualdade e Não Discriminação. Esta oficina a distância destina-se a Professores do 3.º Ciclo do Ensino Básico que lecionem a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento (3.º ciclo) residentes na Região Norte de Portugal.


GÉNERO, IGUALDADE E CIDADANIA

Pretende-se com este curso motivar ao desenvolvimento das práticas educativas alinhadas com a Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação, Portugal + Igual e, em convergência, com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e com as Aprendizagens Essenciais. Este curso a distância destina-se a docentes de qualquer disciplina, residentes na Região Norte de Portugal.