A 4.ª edição de “Escola Inclusiva: da avaliação à intervenção educativa na sobredotação” inicia a 07.12.2021

Com o propósito de promover uma escola cada vez mais inclusiva e que atende à diversidade de alunos nos seus diversos contextos, o Centro de Formação da Casa do Professor apresenta a 4.ª edição da formação específica destinada aos grupos de recrutamento 100, 110 e 910. O curso a distância, de 25 horas, será dinamizado pela formadora Cristina Palhares.

Objetivos:

  • mediar a diversidade em sala de aula, promovendo a inclusão atitudinal e socio emocional;
  • identificar e sinalizar crianças sobredotadas de acordo com os princípios gerais;
  • enumerar estratégias de intervenção e apoio;
  • ajustar práticas pedagógico-didáticas que promovam o potencial de todos os alunos, nomeadamente, os mais capazes.
  • implementar práticas, estratégias, metodologias de ensino e avaliação, para melhor responder às necessidades de todos os alunos.

Conteúdos:

  • promover o potencial numa educação para Todos (6 horas)
  • evolução conceptual da sobredotação (6h)
  • identificação e sinalização de crianças sobredotadas (3h)
  • identificação precoce da sobredotação (3h)
  • diferenciação pedagógica – diferenciar para atender (7h)