
No passado dia 31 de outubro, o Departamento de Música da Universidade do Minho, representado pelos professores Vera Fonte e Pedro Junqueira Maia, inaugurou uma Exposição dedicada à crítica musical de Francine Benoît.
Esta exposição tem como objetivo apresentar ao público a figura de Francine Benoît, uma prestigiada professora, pedagoga, compositora, palestrante e defensora dos direitos das mulheres que se naturalizou Portuguesa em 1920. A exposição poderá ser visitada de outubro de 2023 até início de janeiro de 2024, nos Claustros do Edifício dos Congregados da Universidade do Minho.
Assim como a exposição anterior realizada no mesmo local, intitulada “Fabricar da Música e do Silêncio – Compositoras Portuguesas Séc. XX-XXI,” que despertou grande interesse e envolvimento da comunidade e que também será exibida em diversos locais do país, incluindo Lisboa em janeiro de 2024 na Sociedade Guilherme Cossoul, esta nova iniciativa está inserida no âmbito do projeto Erasmus+ denominado “Musical Bounce Back – Promoting the Role of Women in Music and Connecting for a New Pedagogy”, que visa aumentar a conscientização sobre a igualdade de género nas instituições de ensino musical de diversas naturezas. Este projeto é realizado em colaboração entre várias instituições de ensino superior europeias, sendo a Universidade do Minho uma das entidades participantes a convite da Casa do Professor, parceira deste projeto coordenado pela organização francesa Piano&Co.
Após uma breve apresentação do projeto Musical Bounce Back realizada por Isabel Vieira, coordenadora do projeto da Casa do Professor, a palavra foi passada à Doutora Ana Sofia Sousa Vieira, investigadora especializada nos estudos sobre a vida e obra de Francine Benoît. Com grande entusiasmo, abordou a influência significativa que Francine Benoît teve nos campos da música, educação musical, crítica musical e na defesa dos direitos das mulheres, deixando um legado que abrange diversas áreas.
Projeto n.º 2021-1-FR01-KA220-ADU-00003375 cofinanciado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia
Mais informações sobre o projeto em www.musicalbounceback.eu