Creative Story-Tellers quer promover a sustentabilidade através da narrativa de histórias multimodais

O projeto de parcerias de cooperação no setor escolar Erasmus+ “Creative Story-Tellers – Promoting childrens’ understanding of sustainable development through multimodal story-telling in ECEC” arrancou na semana passada em Oulu, na Finlândia.

Educadores e especialistas de diversos países europeus reuniram-se recentemente em Oulu, Finlândia, para o evento de kick-off do projeto Erasmus+ Creative Story-Tellers. Este projeto tem como objetivo promover a compreensão das crianças sobre o desenvolvimento sustentável através da narrativa de histórias multimodais em contextos educacionais.

Durante o evento, os participantes seguiram um programa detalhado que incluiu uma variedade de atividades colaborativas. Os parceiros da Alemanha, Áustria, Grécia e Portugal foram recebidos no Centro de Sustentabilidade Alakööki, onde planearam o desenvolvimento dos Pacotes de Trabalho designados. Além disso, tiveram a oportunidade de visitar os Jardins de Infância de Hintta e Luontokoto, observando as atividades relacionadas à sustentabilidade desenvolvidas pelas crianças.

Durante a reunião, discutiram-se as principais componentes do projeto, incluindo o design de conceitos e estruturas de formação, o desenvolvimento do currículo Creative Story-Tellers e a preparação de conteúdos educacionais para workshops sobre Educação para a Sustentabilidade e narrativas de histórias multimodais na Educação e Cuidados na Primeira Infância.

A Casa do Professor tem um papel determinante neste projeto uma vez que é responsável pela criação da Academia Story-Tellers que consiste no desenvolvimento de uma formação online e de diversos workshops dirigidos a educadores de infância sobre a temática da sustentabilidade através da narrativa de histórias. Para além disso, desenvolverá ainda recursos educativos gratuitos e disponíveis no website do projeto que estará pronto nas próximas semanas.

Este evento marcou o início de um esforço colaborativo para melhorar a compreensão das crianças sobre o desenvolvimento sustentável através de práticas educativas inovadoras, visando um impacto significativo nas escolas de toda a Europa.