“Creative Story-Tellers” promove o desenvolvimento sustentável através da narrativa de histórias digitais

O Centro de Inovação Pedagógica da Casa do Professor tem o orgulho de anunciar a sua participação no projeto “Creative Story-Tellers”, uma parceria de cooperação no setor escolar (KA220-SCH) recentemente aprovada.

O projeto, sob a designação Creative Story-Tellers – Promoting childrens’ understanding of sustainable development through multimodal story-telling in ECEC, reúne um conjunto de parceiros internacionais comprometidos em implementar atividades que promovam a aprendizagem através de histórias digitais sobre o tema do Desenvolvimento Sustentável no contexto da Educação Pré-escolar.

O objetivo primordial do projeto é aprofundar a compreensão das múltiplas dimensões da sustentabilidade entre os educadores de infância, introduzindo-os ao conceito de educação para a sustentabilidade nesta fase crucial do desenvolvimento das crianças.

Além disso, o projeto visa identificar oportunidades para a integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) nos currículos e planos curriculares, desenvolvendo um conceito pedagógico inovador e baseado em histórias digitais para envolver e inspirar tanto educadores como crianças.

Os parceiros envolvidos neste projeto inovador são:

CASA DO PROFESSOR (Portugal)
ROKIDS (Alemanha)
OULUN KAUPUNKI (Finlândia)
KMOP – Education and Innovation Hub (Grécia)
SUDWIND VEREIN FUR ENTWICKLUNGSPOLITIK UND GLOBALE GERECHTIGKEIT (Áustria)

Através da criação da “Creative Story-Tellers Academy”, este projeto fornecerá formação especializada para os educadores de infância, capacitando-os com técnicas de narrativa de histórias e ferramentas digitais que permitam o desenvolvimento de atividades educativas envolventes e inovadoras.

A Academia de Contadores de Histórias Criativas irá proporcionar uma experiência de aprendizagem flexível e modular, incluindo workshops online e formações em todos os países participantes.

Este projeto não visa apenas sensibilizar os educadores, professores, formadores, estudantes e pais sobre os ODSs, mas também reforçar a capacidade das crianças em compreender diferentes formas de linguagem e sinais através da partilha de histórias.

Ao oferecer uma abordagem inovadora à educação pré-escolar, o projeto “Creative Story-Tellers” busca inspirar e capacitar as novas gerações a serem agentes de mudança para um futuro sustentável.