Conheça os projetos internacionais em desenvolvimento

O Centro de Inovação Pedagógica (CIP) da Casa do Professor colabora com mais de 50 parceiros governamentais, tecnológicos e educativos, abrangendo mais de 10 nacionalidades. O CIP pretende responder à complexa realidade das escolas, apoiando-se, para tal, nas melhores estratégias e práticas resultantes da investigação e inovação nacionais e internacionais.

Tem por missão colaborar com diferentes setores da educação (Ministérios da Educação, escolas, professores e outras partes interessadas) na transformação dos processos educativos, assente em três pilares estratégicos:

  1. fornecer evidências na área da inovação, resultantes da pesquisa realizada por diversos grupos de trabalho;
  2. apoiar os professores no seu quotidiano, possibilitando o acesso às melhores práticas dinamizadas a nível europeu;
  3. desenvolver e apoiar uma rede de escolas na adoção de abordagens inovadoras de âmbito
    curricular.

NESTT – New European Settings for Teachers and Teaching
(clique para aceder ao site)

Este projeto internacional, coordenado pela Casa do Professor, foi considerado uma Boa Prática pela Agência Nacional Erasmus +. Resultou numa investigação que deu origem ao documentário, Yes, I can [clique aqui para ver] e ainda acreditação do MOOC, Empowering the students Learning, que teve mais 4000 inscrições de todo o Mundo e ainda à edição de um Portefólio de Boas Práticas.

(In)School –Developing Skills for Life (clique para aceder ao site)

O projeto Erasmus+, coordenado pela Casa do Professor, assenta em uma temática atual, emergente e com uma abordagem metodológica sintonizada com as políticas nacionais e europeias em matéria de educação e formação. Conta com com vários parceiros de renome, com diferentes envolvimentos, e passa pelo desenvolvimento de diversas atividades, nomeadamente pela criação de um Centro Neurossensorial no Agrupamento Escolar de Maximinos (em Braga), o lançamento de uma aplicação e de um novo referencial de formação (sobre o qual pode obter mais informação aqui).

LOOP – Scaffolding in Teachers development: Mentoring and Mentors in induction (clique para aceder ao site)

Projeto Erasmus+, coordenado pela Casa do Professor, que pretende aproximar os professores em diferentes estádios da carreira, apoiando a melhoria das práticas pedagógicas em articulação com os contextos e numa perspetiva de reforço da intergeracionalidade.

ENACTT – European Network Amongst Centres of Teacher Training

Coordenado pelo Centro de Formação de Professores de Bremerhaven, na Alemanha, pretende a troca de boas práticas entre vários centros de formação de professores na Europa, nomeadamente Alemanha, Itália, Espanha e Portugal.

OuRoute: Citizen-cultural heritage: Creating a new generation of ambassadors through education and training

Coordenado pela INOVA+, trata-se de um projeto inovador, assente numa abordagem colaborativa, que visa a promoção de embaixadores culturais através da capacitação de jovens alunos para a proteção e a promoção dos valores europeus como a liberdade, a democracia, a paz, a diversidade e o respeito pelas diferentes culturas.

GEM-IN – Game to EMbrace INtercultural education

Coordenado pela CESIE, visa apoiar a educação intercultural na escola e em ambientes não formais, promovendo a aquisição de competências sociais e cívicas, fornecendo contribuições e recomendações para as políticas de intervenção na edificação intercultural e na cidadania ativa através de uma estrutura educativa inovadora. Com com parceiros da Áustria, França, Itália, Grécia e Chipre.

AROSE: Advancing and Reassessing Oral Skills for English

Coordenado pela Universidade de Múrcia (Espanha), este projeto internacional desenvolverá um Modelo de Avaliação da COMPETÊNCIA Oral (UMU), baseado no Quadro Europeu Comum de Referência para Idiomas e uma ferramenta de avaliação na web (CARM), para melhorar as competências do inglês oral.

Os projetos referidos são financidos pelo
Programa Erasmus+ da União Europeia.


SAFESCHOOL

A Casa do Professor colabora neste projeto de Promoção do Envolvimento dos Alunos na Prevenção do Bullying nas Escolas, em parceria com a Mentortec – Serviços de Apoio a Projetos Tecnológicos, S.A. (Matosinhos), assumindo a responsabilidade de facilitar a participação dos seus formadores em ações a decorrer no país e no estrangeiro (Espanha e Itália).

Para receber mais informações sobre as atividadaes do Centro de Inovação Pedagógica da Casa do Professor subscreva aqui a nossa newsletter!