Informações úteis
Considera-se a realização de uma avaliação sumativa tendo por base uma reflexão final sobre o domínio dos conhecimentos adquiridos com aplicação aos seus reais contextos educativos. A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de 2 terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.
PROGRAMA
23 novembro 2023
09:00 – Receção dos inscritos
09:30 – Sessão de Abertura
09:45 – Pessoas com Deficiência em Portugal – Indicadores de Direitos Humanos 2022 – Patrícia Neca, ODDH
Painel I – Desafios da Intervenção Precoce
10:05 – 30 anos de IPI em Portugal: Reflexão sobre o caminho percorrido, conseguimentos e “inconseguimentos” Ana Maria Serrano, CIEC-IE-Uminho
10:25 – A participação da família na avaliação e intervenção nas disfunções de integração sensorial, Cátia Couço Lucas – CIEC-IE-Uminho
10:45 – Book “Down Syndrom-the first years, Ena Heimdahl, Senior adviser Statped Department of Complex Learning Difficulties- Division Early Childhood Education and Care and Christina Haulrich Klausen, mother of Bjørg with Down Syndrome, Noruega
11:05 – Coffee break
11:30 – Prática Inovadora: Equipa de Intervenção Precoce de Vizela, ELI Vizela
11:50 – A Voz da família sobre Intervenção Precoce
Painel II – Educação Inclusiva: dos pressupostos legais às práticas
14:30 – Educação Inclusiva e seus Desafios, Luis Capucha ISCTE-IUL
14:50 – Educação Inclusiva em Portugal: dos princípios às práticas, Paula Campos Pinto, ULisboa
15:10 – Centro de Recursos para a Inclusão: que desafios? Ana Paula Monteiro, DGESTE
15:30 – Coffee break
16:00 – Prática Inovadora I: a Inclusão em Contexto Escolar, Rosário Ferreira; AE Camilo Castelo Branco
16:20 – Prática Inovadora II: Empoderamento – o poder de transformar pesadelos em sonhos, Luís Baião, AE
24 novembro 2023
Painel III – Da desinstitucionalização a modelos de base comunitária
09:30 – Modelo de Base Comunitária, Sofia Santos, U Lisboa
09:50 – Centro de Apoio à Vida Independente (CAVI), como instrumento de base comunitária, CERCI Espinho
10:10 – Na primeira Pessoa: como se perceciona um cidadão com deficiência intelectual na sua comunidade, CERCI Lisboa
10:30 – 11:05 – Coffee break
11:00 – Avaliação da Qualidade de Vida das pessoas com dificuldade intelectual – a Escala Pessoal de Resultados, Cristina Simões, CFAE do Planalto Beirão
11:20 – Resultados de Impacto: percurso na aplicação da Escala Pessoal de Resultados, Mónica Carvalho, ACIP
Painel IV – Saúde Mental e Acessibilidade Cognitiva
14:00 – Fatores Biopsicossociais que influenciam o bem estra e saúde mental dos adolescentes portugueses, Tânia Gaspar, Universidade Lusíada de Lisboa
14:20 – Boas Práticas na Promoção da Saúde Mental, Gina Tomé, FMH, U Lisboa, Associação Aventura Social
14:40 – O Duplo Diagnóstico, Carla Silva, FENACERCI
15:00 – Coffee break / Momento Cultural: Dança Inclusiva
15:50 – Accesibilidad a la educación superior de las personas con discapacidad intelectual, Raquel de la Fuente, UBurgos, Espanha
16:10 – Acessibilidade linguística e comunicacional em contexto escolar, Sandra Marques, FENACERCI
16:30 – Content for Every Mind: Building and Validating for Cognitive Inclusivity. Tatjana Knapp, Risa, Eslovénia
17:00 ENCERRAMENTO
Contactos: formacao@casadoprofessor.pt
253 268 302 (chamada para a rede fixa nacional)
969 659 802 (chamada para a rede móvel)