Iniciativa decorreu em Múrcia, no âmbito do projeto OuRoute – Citizen Cultural Heritage
A Casa do Professor, em conjunto com um grupo de 33 alunos e 2 professores de duas turmas do 6.º e 7.º anos da Escola EB 2,3 André Soares, estiveram em Ceuti, Múrcia (Espanha), entre os dias 4 e 6 de abril, para participar na Citizen Cultural Heritage Week, organizada pelo IES Felipe de Borbón e o Ayuntamento de Ceuti, no âmbito do projeto Erasmus+ OuRoute, coordenado pela INOVA+.
Estas semanas dedicadas ao património cultural, desenvolvidas no âmbito do projeto, consistem num conjunto de atividades culturais presenciais, concebidas pelas escolas que integram o OuRoute: Escola André Soares (Braga), IES Felipe Borbón (Múrcia) e IISS Alessandro Volta (Palermo, Itália). O principal objetivo de dar a conhecer o património cultural local de cada uma das cidades e países envolvidos é promover o intercâmbio cultural e a partilha de boas práticas, possibilitando aos alunos participantes a oportunidade de viajar para o estrangeiro, explorar realidades e contextos distintivos e contactar com estudantes de diferentes origens culturais.
A Citizen Cultural Heritage Week foi marcada por um conjunto de atividades distintas através das quais os alunos da Escola EB 2,3 André Soares tiveram a oportunidade de conhecer o património cultural local, bem com os costumes e tradições do povo de Múrcia, participando em diferentes oficinas de artesanato (pão biológico, couro, papel reciclado e cosmética artesanal), jogos tradicionais dinamizados pelos alunos do IES Felipe de Borbón e visitas a alguns dos espaços mais emblemáticos da região (Museu Siete Chimeneas, Antiga Pousada de Ceuti, Museu Antonio Campillo e Real Casino de Murcia).
Entre os dias 3 e 5 de maio deste ano está prevista a realização da Citizen Cultural Heritage Week em Braga, dinamizada pela Escola EB 2,3 André Soares, em colaboração com a Casa do Professor. Contará com a participação de um grupo de alunos provenientes do IISS Alessandro Volta (Palermo, Itália).
O projeto OuRoute – Citizen Cultural Heritage tem como objetivo colocar os alunos no “centro da ação” e torná-los pioneiros na investigação do património cultural tangível e intangível, criando as suas próprias visões sobre a história e cultural local e a importância dos valores comuns da União Europeia.