Casa do Professor Apoia a Indução Profissional de Professores em 29 Escolas

O consórcio do Projeto LOOP – Empowering teachers delineou uma ação sistémica que inclui todas as fases da carreira docente, assegurando uma indução de qualidade na profissão, com o acompanhamento de professores, que desempenharam a função de mentores. Esse processo traduziu-se no desenho de um programa de indução, com o propósito de apoiar novos professores, organizado em 14 módulos e mais de 120 atividades, enquadrando diferentes dimensões da profissão docente.

O LOOP é um projeto de experimentação que pretende contribuir para restaurar o reconhecimento e a confiança na profissão docente.

A experimentação decorreu no ano letivo de 2022/2023 em cinco países estrangeiros (Croácia, Eslovénia, Espanha, Grécia, Itália), envolvendo 835 professores, aos quais acrescem no nosso país 132 professores, distribuídos por 29 agrupamentos de escolas de norte a sul do país, um processo que implicou:

  • A acreditação de um curso de formação de 50 horas, na modalidade b-learning,
  • A formação de 27 professores, assegurando um volume de formação de 1350 horas,
  • A apresentação da ação em 13 sessões de informação, com a presença de 108 professores;
  • A realização de reuniões com mais de 60 diretores de agrupamentos de escolas no norte e centro do país;
  • O acompanhamento de 132 professores em 11 sessões presenciais e a distância.

A apreciação final de todos os envolvidos na implementação do programa nos diversos países foi extremamente positiva. No contexto português, os professores consideraram, face à necessidade de atrair um grande número de profissionais para a docência e de continuar a apoiar os professores que já se encontram no sistema, que esta é uma “abordagem complementar e global a todos os níveis e nos diversos domínios do ensino e da formação de professores e formadores”.

A qualidade dos resultados desta ação experimental permitiu ao Ministério da Educação identificar fundamento para continuar a apoiar o acesso adequado a este programa de formação, porque responde de forma efetiva às necessidades dos professores, atribuindo um crédito de horas para os professores que acederem a este modelo de formação.

O apoio aos novos professores está assim garantido no ano letivo de 2023/2024, mantendo-se o suporte desse processo por parte da Casa do Professor, DGAE e INOVA+, entidade coordenadora do projeto.

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Qualquer dúvida, contacte: marta.peixoto@casadoprofessor.pt.