Associe-se Já! Conheça todas as Vantagens Preencha o formulário e receba por email todas as vantagens de ser associado da Casa do Professor! Beneficie de preços especiais na formação, usufrua de descontos em farmácias e lojas, apoio jurídico gratuito, apoio nos concursos e muito mais!
Início FORMAÇÃO Aprendizagem da História através das tecnologias digitais: desafios e oportunidades para professores...

Aprendizagem da História através das tecnologias digitais: desafios e oportunidades para professores e alunos

Enquadramento 

Atendendo à importância da disciplina de História no currículo, esta deve confluir para o alargamento da compreensão das noções de espaço e de tempo de modo a proporcionar uma progressiva concetualização da realidade e facultar aos alunos instrumentos que lhes permitam compreender os desafios atuais. As Aprendizagens Essenciais (AE) em vigor são documentos de orientação curricular base na planificação, realização e avaliação do ensino e da aprendizagem, conducentes ao desenvolvimento das competências inscritas no Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Assim, tendo em conta as Aprendizagens Essenciais e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, para que exista uma utilização profícua da tecnologia em contexto educativo, esta precisa ser acompanhada de objetivos de aprendizagem bem definidos, o que implica promover o desenvolvimento de estratégias e competências importantes para ampliar as capacidades cognitiva e intelectual dos alunos. Cabe aos professores adotarem práticas educacionais atrativas e inovadoras a fim de permitir que o aluno possa aprender de forma mais ativa, dinâmica e motivadora. Urge, pois, que se formem professores na construção de materiais interativos com recurso a diferentes ferramentas e aplicações para apoio às suas aulas e a projetos que possam surgir na escola criando oportunidades para que os alunos utilizem as tecnologias para se expressar e comunicar o saber histórico.

Objetivos

Espera-se que no final da ação de formação, seja possível uma mudança nas práticas e procedimentos no processo de ensino/aprendizagem da História, após:
– Consciencialização dos formandos das especificidades que hoje a escola vive por se mover na era da sociedade da informação e do conhecimento, na qual a Web 2.0 e os recursos aí disponíveis representam a realidade com que os alunos interagem diariamente.
– Reflexão sobre a qualidade e potencialidades das aplicações educativas digitais demonstradas e construídas pelos formandos.
– Reconhecimento das competências digitais e das competências pedagógicas digitais exigidas ao professor.
– Operacionalização de novas estratégias de motivação para a aprendizagem da História com recurso a ferramentas e aplicações digitais.

FORMADOR

Hugo Manuel Oliveira Martins  

Formador de Professores na Casa do Professor, no domínio da História. 
Experiência como docente do Grupo 200 e formador na área das TIC e da História. 
Doutoramento em Turismo, Lazer e Cultura, Universidade de Coimbra, 2018.  
Mestrado em Supervisão Pedagógica no ensino da História, Universidade do Minho, 2007. 
Licenciatura em História (Ensino de), Universidade do Minho, 2005 

Most Popular

Curso Livre

Esta oferta destina-se a crianças, jovens ou adultos de qualquer idade que pretendam aprender um instrumento fora do contexto dos cursos oficiais....

Curso Básico

Aulas de formação musical (60 min.) / classe conjunto (60 min.) instrumento (30 min. individual ou 60 min. em grupo)

FITescola® – desenvolvimento de um estilo de vida saudável em contexto escolar

A importância do papel do Professor na promoção de um estilo de vida saudável é inegável. É na fase escolar que os alunos de hoje serão transformados nos cidadãos de amanhã e onde a saúde e o bem-estar físico são pilares de uma sociedade mais equilibrada e saudável. Se é do Grupos de Recrutamento 620 e 260, esta é a formação para si!

Pré-Iniciação Musical

As aulas tem por objetivo despertar na criança o gosto pela música e o desenvolvimento das suas competências...

Recent Comments