Se gosta de música, nunca é tarde para começar. A Academia de Música FI-BRA da Casa do Professor é um dos estabelecimentos de ensino que proporciona a inclusão de pessoas que pretendem estudar música em qualquer fase da vida. Acreditamos que, independentemente da idade, cada indivíduo tem o seu potencial a ser explorado, sendo a atividade musical extremamente benéfica! Permite a ampliação de conteúdos em diversas áreas do conhecimento e a integração entre o pensamento e a emoção.

Cada momento vivido é uma nova experiência e em qualquer idade há muito que aprender

Ainda que um aluno na fase adulta possa apresentar uma maior dificuldade em apreender determinados conteúdos considerados, muitas vezes, simples por parte do professor, tal não significa que não possa ser “educado” musicalmente. Nesta perspetiva, podemos supor que todo temos a capacidade de “ser musical” e de vivenciar a música, prevalecendo a ideia de que essas habilidades podem ser adquiridas em qualquer período da vida.

Inicialmente, a perceção dos alunos em fase adulta sobre a aprendizagem da música está muito vinculada à teoria, assumindo um papel de extrema relevância na aquisição de habilidades musicais. No entanto, observamos que a maioria acaba por manifestar uma maior preferência pela componente prática em sala de aula, nomeadamente, por exercícios de ação combinada de ritmos, audição de arpejos, manipulação de instrumentos musicais e entonação de escalas, reconhecidos também como exercícios de prática pedagógico-musical.

Embora consideremos a componente teórica um elemento absolutamente essencial, consideramos também, que a aprendizagem formal, deve ser sempre articulada com as vivências musicais de cada um, uma vez que o sentido da música varia de acordo com as experiências individuais. Acreditamos, sobretudo, que se a música não for familiar, provavelmente ela não será apreciada pelo ouvinte, e, por isso, procuramos envolver sempre os nossos alunos durante todo processo, considerando que a aprendizagem deve ir além de uma simples reprodução de conteúdos.

Nesse sentido, os nossos professores de música encontram-se vocacionados para orientar diferentes metodologias e adequar o conteúdo programático para alunos na fase adulta, através da utilização de diferentes técnicas que incentivam a (re)criação ideias e a combinação de propostas motivadoras de inovação, bem-estar, perceção e interação e, sobretudo, que tenham como objetivo primordial, a aproximação das pessoas da música em si. 

Clique aqui para saber mais sobre o Curso Livre de Instrumento: agora online!