Os nossos professores e associados já se encontram em mobilidade e arrancaram, este mês, para Salónica (Grécia), onde puderam conhecer as práticas de ensino da 1st EPAL KALAMARIAS, bem como visitar as instalações e observar o trabalho desenvolvido pelos vários departamentos.
Esta deslocação foi realizada no âmbito do projeto TIP – Technology to Improve Pedagogy e contou com as professoras Claire Wildschultz, do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho (Valença), e Isabel Soares, do Agrupamento de Escolas André Soares (Braga).

Como complemento, as professoras também puderam conhecer uma nova cultura. Visitaram a Praça de Aristóteles, subiram à Torre Branca, usufruíram de uma visita guiada ao Hotel Onoma, conheceram a escultura dos Guarda-Chuvas e saborearam a gastronomia grega.
A Praça de Aristóteles é a principal de Salónica – palco da dinâmica da cidade, onde existem vários espaços comerciais, hotéis, cafés e bares. É igualmente o local privilegiado para a realização de eventos culturais e desportivos.

A subida à Torre Branca foi, segundo a professora Isabel Soares, “um dos momentos mais interessantes dentro do aspeto cultural” que teve a oportunidade de realizar. “Experiência única pela história desta torre, que é possível conhecer no acesso a diversas salas à medida que se sobe”, sublinha. Este monumento é o mais carismático da cidade e situa-se na marginal de uma longa avenida. Trata-se de uma construção que remonta ao final da Idade Média, funcionou como prisão durante o século XIX e, atualmente restaurada, constitui uma das atrações turísticas mais visitadas da cidade.

De referir que o Hotel Onoma possibilita o estágio dos alunos do curso de hotelaria da Escola EPAL. Trata-se de um hotel de cinco estrelas, com 83 quartos, sendo o mais recente do Anatolia Hospitality Group, propriedade da família Chrysochoidis, com uma tradição de três gerações na indústria do turismo.
A degustação da gastronomia grega foi preparada por alunos do Departamento de Cozinha. “Estes alunos, e respetivos professores, simpaticamente prepararam diversas iguarias gregas que tivemos a oportunidade de degustar, dando-nos a oportunidade de experimentar diversos e saborosos alimentos. Foi um excelente momento de convívio, resultante do trabalho dos alunos daquele curso”, conta a professora Isabel.
No Quartel de Salónica, as alunas do Departamento de Educadoras/Auxiliares de Infância realizaram um espetáculo de fantoches aos filhos dos militares que frequentam o jardim de infância, sito no referido quartel. “Fizeram-no de uma forma exemplar e dedicada, com muito empenho e entusiasmo”, nota a professora Isabel.

Um dos locais eleitos para a professora Isabel Soares ser fotografada na companhia da sua colega de mobilidade, Clara Wildschutz, foi a escultura dos Guarda-Chuvas, do artista George Zongolopoulos. Esta é uma obra muito popular e visitada, situada na longa marginal de Salónica, relativamente perto da Torre Branca.

“A participação nesta experiência de mobilidade foi deveras enriquecedora, pela oportunidade que tive de conhecer um pouco deste país, a sua cultura, religião, gastronomia, paisagens, vida quotidiana dos gregos e conhecer toda a dinâmica de uma escola profissional onde, durante cinco dias, pudemos participar em algumas aulas, visitar todos os espaços, salas de aula e oficinas. Destaco a forma acolhedora como fomos recebidas, pela simpatia extrema por parte de todos os professores, em especial a professora e subdiretora, Theodora Kostelidou”, conclui a professora Isabel Soares.
Desta experiência de observação e partilha multicultural já estão a surgir ideias e conteúdos que irão certamente enriquecer a todos os professores! Esteja atento às novidades em tip.casadoprofessor.pt.
Sobre o TIP
O projeto internacional TIP – Technology to Improve Pedagogy, coordenado pela Casa do Professor e cofinanciado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia, visa introduzir a perspetiva da mobilidade no espaço europeu como modalidade de formação contínua de professores, acompanhando as novas perspetivas de ensino, decorrentes da pandemia de COVID-19, relacionadas com a aquisição de conhecimento tecnológico e pedagógico dos conteúdos, adquirindo competências digitais.
Assim, ao desenvolver um projeto de mobilidade que vise a observação, a reflexão e a partilha de boas práticas de utilização de ferramentas e tecnologias digitais em contexto de sala de aula, procuramos identificar tendências, conteúdos e temas de formação que possam ser desenvolvidos em futuras ações de formação contínua de professores.